ARTICULISTAS

Trabalho

Estamos comemorando o Dia do Trabalho. Em verdade, o Dia Internacional do Trabalho

Fulvio Ferreira
Publicado em 30/04/2019 às 21:31Atualizado em 17/12/2022 às 20:22
Compartilhar

Estamos comemorando o Dia do Trabalho. Em verdade, o Dia Internacional do Trabalho. Esta data é celebrada em quase todos os países do mundo, mas, em muitos deles não é feriado. 

O dia primeiro de maio foi escolhido por homenagear uma histórica greve que aconteceu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos.

"Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos com o objetivo de atingir uma meta”. O trabalho, aliado ao estudo, nos proporciona crescer e evoluir. 

Trabalho é uma coisa tão boa, mas tão boa que tem até remuneração. Sim! Através do trabalho aprendemos, especializamos, atuamos, ajudamos e servimos. É no trabalho que ampliamos nossas redes de relacionamentos, aqui conhecemos mais pessoas, aprendemos a entender e a respeitar o próximo, adquirimos colegas e até alguns amigos. Esse conjunto de benefícios ainda traz pagamento, remuneração, dinheiro!

No dia a dia do trabalho é bem verdade que colecionamos tristezas e frustrações, mas os momentos de alegria, entrosamento e interação com as pessoas são muito maiores. E quanto mais alegria temos, mais alegria teremos. O bom humor e o alto astral devem ser praticados, isso mesmo, praticados. Por mais que você esteja meio taciturno, meio para baixo, experimente sorrir. Sorrisos voltarão! Mostre felicidade e o seu entorno irá melhorar! Seja grato a Deus pela oportunidade de trabalhar. Trabalhar não é um fardo, trabalhar é uma ocasião para servir e para crescer! Se você não concordar, converse com alguém que está procurando emprego...

Diz um adágio que "o trabalho dignifica o homem". Esta frase é verdadeira, não há como avaliar a satisfação de um pai em poder ir ao supermercado e escolher o que vai comprar, ainda que os seus recursos sejam pequenos, não importa. A satisfação de ser livre e poder escolher, o faz digno. E ele pode comprar porque tem dinheiro, fruto do seu trabalho honesto.

Gosto muito da afirmação do Rabindranath Tagore, conhecido como Gurudev. Ele foi poeta e estudioso de muitas ciências, nasceu no final do século XIX na região de Bengala, Bangladesh, na Ásia, uma região populosa e muito pobre. Dizia ele:

"O trabalho só cansa se não nos dedicarmos a ele com alegria." 

(*) Empresário, palestrante e especialista em comércio varejista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por