ARTICULISTAS

Quem faz tudo, faz nada!

Com muita frequência eu recebo solicitações de ajuda para conseguir emprego

Fulvio Ferreira
Publicado em 02/04/2019 às 21:23Atualizado em 17/12/2022 às 19:34
Compartilhar

Com muita frequência eu recebo solicitações de ajuda para conseguir emprego. De igual forma, as empresas me informam sobre as vagas disponibilizadas. 

Muitos de nós sabem o que é ficar desempregado, ou, de maneira mais elegante, estar disponível para o Mercado de Trabalho. O tempo demora a passar, mas, ao mesmo tempo, corre; a impressão de que as pessoas estão lhe evitando e a vontade de comprar, de passear e de fazer algo que normalmente custa dinheiro. Isto se agrava se a pessoa tiver família para sustentar. É preciso muito equilíbrio e muito apoio da família para a pessoa não ficar para baixo e deprimida. Ainda mais quando surge uma vaga que não se enquadra ao seu currículo. E quando o seu perfil se encaixa às características da vaga, você é chamado para uma entrevista e não é escolhido, aí o baixo astral vem mesmo!

Do outro lado, as empresas buscam um profissional com o perfil específico para a vaga. Em geral não querem um generalista, isto é, alguém que faça de tudo ou que tenha facilidade em aprender; ou que vai aprender a fazer depois de contratado.

É importante lembrar por que o mundo mudou e continua mudando. E numa velocidade alta. Cada um de nós pode até saber fazer de tudo, ter conhecimentos gerais e aptidões diversas, mas em algumas coisas devemos ser especialistas. Conhecer a fundo aquele assunto, com competências específicas e diferenciadas. Assim você será um profissional qualificado para a vaga e terá maiores chances de ser recrutado. Não se iluda, quem faz tudo, faz nada.

Então, nada melhor que haver capacitação. Se você está empregado, parabéns. Aproveite para estudar mais e se tornar expert na sua atividade. Se, porventura, quiser mudar de área, busque formação e habilitação antes de pleitear uma vaga, isto será um salto para o novo trabalho e evitará frustrações.

Agora, se você está desempregado, ou melhor, se você está aberto para novos desafios, mais que nunca é importante que você use parte do seu tempo disponível para se capacitar, se atualizar e se reciclar. Frequente cursos, palestras e eventos empresariais. Você não pode ficar enclausurado, tem que sair, ver e ser visto, pois nenhuma vaga irá até você. Se envolva com pessoas, divulgue-se e saiba se vender. Este é um dos melhores caminhos para você voltar ao Mercado de Trabalho. 

(*) Empresário, palestrante e especialista em comercio varejista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por