ARTICULISTAS

Obesidade, um problema psicológico?

Eu me pergunto e talvez você possa se perguntar, então vamos refletir...

Taiane Freitas Lima
Publicado em 11/05/2015 às 10:21Atualizado em 17/12/2022 às 00:12
Compartilhar

 Obesidade, um problema psicológico?

Eu me pergunto e talvez você possa se perguntar, então vamos refletir... Dados atuais disponibilizados pelo Ministério da Saúde são assustadores. Mais da metade da população brasileira está acima do peso ideal. Outra pesquisa mostra que apenas 1% dessa parcela se dá por questões genéticas, portanto, 99% se dão por outras questões.

Quais são essas “outras” questões que fazem as pessoas elevarem o peso? Tudo leva a crer que são os maus hábitos. Mas onde começou e como melhorar? Você concordaria que a sociedade de forma geral saiu do campo, de atividades mais "pesadas" e procura sempre facilitar tudo. Com isso estamos nos tornando cada vez mais sedentários.

Junto ao sedentarismo estão questões humanas levantadas por Rollo May: o vazio, a angústia e a solidão. Muito provável que seja o seu caso, ou de alguém que você conheça, e é o caso de pessoas prestes a operar do estômago (gastroplastia), que sentem um prazer enorme ao comer e o ato de comer sempre está envolvido com uma razão emocional.

Portanto, estamos num determinado momento que comer muito dá prazer e alivia ansiedades e angústias e, de outro lado, está o sedentarismo. Parece tudo normal, mas pode não ser. Sinto lhe informar que esses hábitos que você aprendeu como certos podem te trazer um problema maior, pois junto com a obesidade vêm várias outras doenças, inclusive crônicas.

Afinal, seria a obesidade também um problema psicológico? Sim, quando você a encara atrelada à ansiedade, compulsão alimentar, medo, vazio, depressão e vários outros sentimentos que impedem o ser humano de viver uma vida plena.

Encare-a como um problema psicológico e trate-o como tal, e verá mudanças, primeiro internamente, depois externamente, ou não, mas isso não será problema.

Taiane Freitas Lima

Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por