ARTICULISTAS

Começar de novo

Karim Abud Mauad
Publicado em 03/12/2018 às 16:17Atualizado em 17/12/2022 às 16:06
Compartilhar

Caminhando para o Natal, data que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, concebido por Maria, somos todos tomados pelo espírito terno da época e começamos os preparativos dos diversos eventos ao longo do mês, junto a companheiros do trabalho, amigos diversos, familiares, já que a ceia do dia 25 é tradicional em muitos lares daqui e de acolá.

Creio realmente serem esses momentos únicos, necessários para o nosso reequilíbrio emocional de um ano todo. Reunir pessoas queridas sempre é bom, principalmente neste ano que se encerra, com boas expectativas para o que se aproxima. Ainda sem entusiasmo, mas com esperança de um momento melhor.

Nesse contexto, temos que lembrar que nossa atitude será muito importante. Não podemos e não devemos achar que fizemos a nossa parte e que, agora, tudo será diferente e os problemas se resolverão num passe de mágica. Infelizmente, não é assim. As atitudes proativas serão fundamentais não só na política e na economia, mas também na vida profissional e pessoal.

O momento atual requer novas posturas de todos, um olhar realmente de entender o que está acontecendo e o que está em jogo, a partir do tabuleiro político, mas que impacta e impactará na sua vida todo dia e para todo o sempre. O momento é ideal e propício para reciclar conceitos arraigados, pensamentos descabidos e reacionários, realinhar tudo, mas com essência e efetivos valores cidadãos. Perdemos muito nos últimos tempos no que entendíamos por educação em família. Perdemos referências em todas as áreas. A hora é de renovar e criar novas marcas e retomar valores éticos. A hora é ideal para o indivíduo, sem individualismo torpe, para o coletivo, sem efeito manada.

Comece limpando gavetas, armários, removendo entulhos da casa, da consciência e da alma. Caminhe pela sua trajetória profissional, empresarial, social, política, tentando se remodelar para o novo ciclo. Toda crise tem um fim, a nossa parece querer encerrar seu ciclo. Cuide da mudança material e espiritual. Reinvente-se!

A fala é aparentemente abstrata, e até pode ser, mas pretende apenas que possamos parar uns minutinhos pós a leitura e entendermos onde estamos em nossa vida cotidiana e plural. Reinaugure-se em 2019. Faça tudo que puder para que o passado seja história, o hoje seja ação e o amanhã seja estratégia, como foi muito bem abordado por Cristiane Pelajo em recente palestra em Uberaba, na Semana do Crédito.

Semana que também teve um momento único, com a distribuição do resultado do Projeto Chave do Bem, que uniu Rotary, Lions e Maçonaria de Uberaba em prol de várias entidades sociais que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais. Visa a despertar também nas pessoas físicas e jurídicas, para que destinem parte do seu imposto de renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, possibilitando que mais instituições/pessoas com projetos possam ser atendidas. E que a união dessas três ONGs, que focaram metas em conjunto, sirva de exemplo para todos. Menos vaidades, mais atividades. A semente foi plantada, o exemplo está dado. Deixou de ser abstrato e passou a ser concreto. Que surja um novo eu em cada um. Começar de novo...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por