CIDADE

Apesar do saldo positivo de vagas, o subemprego no país ainda é grande

Considerando os primeiros dez meses deste ano, Uberaba teve saldo positivo de mais de 2.300 empregos gerados

Marconi Lima
Publicado em 15/12/2018 às 15:33Atualizado em 17/12/2022 às 16:28
Compartilhar

Considerando os primeiros dez meses deste ano, Uberaba teve saldo positivo de mais de 2.300 empregos gerados. No Brasil, a criação de empregos totaliza 790.579 de janeiro a outubro, alta de 2,09% em relação ao mesmo período de 2017. Ainda que os dados aparentem uma recuperação da economia tanto em Uberaba quanto no país, pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que o mercado de trabalho encerra 2018 aquém do esperado no início do ano.

Neste ano, o número de subocupados, de quase sete milhões de trabalhadores, ainda é elevado. Mesmo no grupo menos atingido pela crise econômica, de pessoas com nível superior, muitos trabalham em postos de menor qualificação. Esses trabalhadores ganham 74% menos do que os seus pares que ocupam vagas compatíveis com suas forma

Segundo estudo do Ipea, nos últimos quatro anos, o total de jovens com nível superior em funções incompatíveis com a sua escolaridade subiu 6,1 pontos percentuais, chegando a 44,2%. Se analisado todo universo de graduados, independentemente da idade, o mesmo índice é de 38%, o maior patamar desde o início da série, em 2012.

Entre o primeiro trimestre de 2012 e o terceiro trimestre deste ano, o número de trabalhadores com ensino superior completo avançou de 13,1 milhões para 19,4 milhões. A população ocupada com diploma é a única parcela que apresenta taxas de expansão positiva a cada ano, nesse intervalo de tempo, segundo dados da “Pnad Contínua”, utilizada pelo Ipea em sua pesquisa. No entanto, parte desse contingente não consegue obter função adequada ao seu grau de instrução.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por