CIDADE

Agricultura inaugura hoje em São Basílio o miniabatedouro de aves

Projeto foi concebido por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio em 2013 e contou com recursos de emenda parlamentar

Marconi Lima
Publicado em 14/12/2018 às 21:00Atualizado em 17/12/2022 às 16:29
Compartilhar

Neto Talmeli/PMU

Miniabatedouro entrará em operação com a capacidade de abater 150 frangos/dia, mas terá condições de ampliar a produção

Será inaugurado hoje, na Comunidade de São Basílio, o Miniabatedouro Municipal de Aves, que entrará em operação com abate de 150 frangos/dia. 

O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, diz que a ideia do empreendimento partiu de técnicos da Sagri no ano de 2013. Em junho de 2017 começava a construção do prédio do miniabatedouro, em área repassada ao município pela Associação dos Produtores de São Basílio. “Posteriormente, viabilizou-se, por meio de emenda parlamentar de iniciativa do deputado federal Adelmo Carneiro Leão (PT), no valor de R$400 mil, que foram depositados na conta da Prefeitura de Uberaba em dezembro de 2016, e ainda com a contrapartida do município”, afirma Saad.

Com a verba destinada ao miniabatedouro foram adquiridos dois veículos, tipo furgão, todos os equipamentos necessários para o abate e processamento de frangos e sete freezers para a estocagem da linha de produção. 

De acordo com José Geraldo Celani, diretor de Produção Agropecuária da Sagri e um dos idealizadores do projeto, no primeiro momento o miniabatedouro funcionará em sistema de gestão compartilhada entre PMU e Grupo dos Criadores de Aves, por meio da Associação de São Basílio. Já capacitados pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Os próprios criadores é que farão o abate, com supervisão de um veterinário contratado e fiscalização de técnicos da Sagri. “Só em São Basílio, através de 16 criadores, há um plantel de quase cinco mil aves da raça Label Rouge em condição de abate”, destacou Celani.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por