ARTICULISTAS

Vocês estão preparados?

Vem aí um ano como nem um outro. Vocês estão preparados? Não será fácil, pois o ano começa numa terça-feira

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 15/12/2018 às 15:11Atualizado em 17/12/2022 às 16:28
Compartilhar

Vem aí um ano como nem um outro. Vocês estão preparados? Não será fácil, pois o ano começa numa terça-feira, mas, como o dia 1º é feriado, na prática o ano começa numa quarta. Ou seja, começa no meio da semana. Eu, se fosse vocês, emendava, pois é muito ruim fazer as coisas pela metade! Estique o feriado e só dê as caras na segunda-feira, dia 7 de janeiro. Não me leve a mal, não sou um revoltado, estou apenas tentando ser prático. 

Cientistas dizem que esse ano será um dos mais quentes de todos os tempos. Nossos problemas começam aí: é que tem uma turma que nega o aquecimento global e outra que defende. Nós, pobres mortais, vamos ficar no meio e com calor! É mole? Pra quem já viajou de avião, imagine que você está no meio da fileira do meio, entre dois caras carrancudos. Sua viagem vai durar doze meses, mas você precisa satisfazer suas necessidades, precisa esticar as pernas, precisa pedir um suco para a aeromoça... Eu não queria estar no seu lugar.

Se você é um professor ou professora, tenho pena de você! É que tem uma tal de escola sem partido que vai te pegar, de um jeito ou de outro. Não tem escapatória! Sabe aquela velha história: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come? Será que ao menos vão te chamar para ouvirem a sua opinião? Ou você não conta? Pais, direção, políticos, jornalistas, palpiteiros, filósofos das redes sociais, etc., todos vão querer dar pitacos, mas não vão te convidar. Pode escrever o que estou dizendo! Vá ensinar que a Terra é plana que a polêmica é menor.

Esqueça essa história de aquecimento global, quente mesmo será a política. Vou arriscar um prognóstico, dar uma de profeta: as fake news vão continuar, com toda a força. Vocês acham, agora que todos se acostumaram com a mentira, com as manipulações, que eles vão desistir da brincadeira? Só espero que vocês não caiam nessa! Como a sociedade brasileira está irremediavelmente partida, e assim deve permanecer por um bom tempo, vai ser uma guerra de mamonas, das graúdas!

Meio ambiente, democracia, questão indígena, educação, pesquisa científica, alinhamento global, comunismo, fascismo, corrupção, extinção dos dinossauros, religião e tantas coisas que minha tia carola dizia pra eu não me meter, estarão no centro dos debates. Vai ter muita gente voltando para casa aos prantos porque recebeu uma mamona bem no meio das fuças. Enquanto estiverem usando as simpáticas bolinhas espinhentas, tudo bem! 

É isso, nunca tivemos um ano como esse que começa daqui a pouc cheio de incertezas, de expectativas, de desinformação e de desentendimentos. Se minha tia estivesse por aqui, não nos deixaria sair de casa. Se fosse hoje, nós a convenceríamos de que já somos grandes o suficiente pra não fazer besteiras?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por