POLÍTICA

Venda de ações da Codau pode encarecer tarifa, diz Luiz Neto

Gisele Barcelos
Publicado em 23/04/2020 às 06:58Atualizado em 18/12/2022 às 05:46
Compartilhar

Arquivo JM

Proposta de venda de ações da Codau foi rechaçada pelo atual presidente da companhia, Luiz Guaritá Neto. Em entrevista à Rádio JM, ele afirma que os ativos não seriam atrativos para investidores da Bolsa de Valores e a eventual abertura de capital pode até levar ao encarecimento das contas de água em Uberaba.

A venda de ações da Codau vem sendo defendida pelo pré-candidato a prefeito pelo Patriota, Antônio Marques Neto. Ele afirma que a abertura de capital poderia viabilizar parte do recurso para a implantação do gasoduto até o Triângulo Mineiro.

Guaritá declarou ser totalmente contra a abertura de capital e considerou absurda a proposta de venda das ações, mesmo de forma parcial. Ele posiciona inicialmente que o projeto dependeria de uma mudança total na estrutura da companhia para se tornar uma empresa pública ou mista. "Servidores inclusive teriam que ser demitidos nesse processo", argumenta. Além disso, o presidente da Codau defende que a companhia hoje não tem foco em lucro financeiro e isso impactaria a avaliação dos ativos, não sendo um atrativo para possíveis investidores.

No entanto, caso a operação para abertura do capital fosse viabilizada, Guaritá afirma que a situação implicaria em alta na tarifa de água justamente para permitir o retorno financeiro aos investidores. "Ninguém vai investir para perder dinheiro. Tem que ter retorno", manifesta.

O presidente da Codau posiciona que a situação foi observada em municípios como Vitória da Conquista e Petrópolis. "Houve aumento exagerado da tarifa. As empresas que compraram as companhias de saneamento aumentaram significativamente o valor", salienta. Além do impacto na tarifa de água, Guaritá afirma que a taxa de esgoto também foi majorada com a entrada de parceiros privados. Segundo ele, a cobrança passou a ser de 100% a 120% da tarifa. "Isso aumenta ainda mais o preço do produto final para o consumidor", finaliza.

Quanto a utilizar a venda da Codau para levantar dinheiro para a construção do gasoduto, o presidente da autarquia também não considera o plano viável. Segundo ele, o duto depende da consolidação do projeto da planta de amônia para assegurar demanda pelo gás. Por isso, os dois empreendimentos precisam ser articulados de forma conjugada, não desvinculados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por