ARTICULISTAS

Bioenergias e as influências sobre o bem-estar físico e mental - evidências científicas

A medicina newtoniana considera o corpo humano

Rosmarie Hajjar
Publicado em 29/11/2013 às 21:18Atualizado em 19/12/2022 às 10:02
Compartilhar

A medicina newtoniana considera o corpo humano como uma estrutura palpável composta de células, tecidos, nervos, músculos, ossos, sangue, onde reações bioquímicas fornecem energia e mantêm toda esta estrutura celular e a vida.

Com a abordagem einsteiniana a solidez dessa matéria física dá lugar à proposição de um novo modelo de corpo físico, constituído por corpos menos densos e um sistema energético de vital importância. A ciência se abre para pesquisar e entender o que a medicina oriental já considerava há milênios: a existência de uma estrutura energética e sua influência sobre os sistemas físicos e a saúde.

Como exemplo dessas novas abordagens, podemos citar um pesquisador coreano que evidenciou a presença dos meridianos acupunturais em coelhos injetando fósforo radioativo nos pontos de acupuntura. Em outro experimento seccionou o meridiano que ia até o fígado e observou que após três dias ocorria uma degeneração hepática. Demonstrou assim tanto a existência de dutos por onde passa a energia quanto a importância desse suprimento energético para a manutenção dos órgãos e da vida.

Outros pesquisadores observaram que alterações energéticas precediam alterações físicas, o que permitirá um avanço na medicina preventiva, pela detecção de doenças potenciais antes de atingirem o corpo físico.

Várias técnicas terapêuticas utilizadas atualmente têm um mecanismo de ação energético, como, por exemplo, a Homeopatia, Acupuntura, Florais, bem como Imposição de mãos, Passes, Reike e Jorey.

Uma pesquisa demonstrou que raios ultravioletas desnaturavam proteínas alterando sua atividade enzimática, que era regenerada em presença de campos magnéticos de alta intensidade. Essa regeração ocorria igualmente pela aplicação de imposição de mãos sobre os tubos de ensaio contendo as enzimas desnaturadas.

Podemos considerar que, além do sistema físico, temos um sistema mais sutil por onde circulam energias responsáveis pela vitalização, manutenção e regeneração do nosso corpo físico.

Bioenergias são as energias processadas pelos seres vivos e o entendimento de como se dá a captação, processamento e exteriorização das energias pode nos auxiliar a evitar o desenvolvimento de doenças, além de contribuir para um estado de equilíbrio e bem-estar físico e mental.

(*) Farmacêutica, atua há 19 anos na Pharmakon – Farmácia de Manipulação, estuda Psicanálise e é coordenadora no CEC (Centro de Estudos da Consciência) de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por