ESPORTE

Flávia Saraiva supera frustração e termina em sétimo no Mundial

Com pouquíssimas falhas, competiu perto do seu melhor e conquistou um histórico sétimo lugar no individual geral do Mundial de Ginástica Artística de Stuttgart

Folhapress
Publicado em 10/10/2019 às 19:13Atualizado em 18/12/2022 às 00:58
Compartilhar

Cinco dias depois da grande frustração de ver o Brasil ficar sem vaga olímpica por equipes em Tóquio-2020, Flávia Saraiva fez ontem a melhor apresentação da sua carreira adulta. Com pouquíssimas falhas, competiu perto do seu melhor e conquistou um histórico sétimo lugar no individual geral do Mundial de Ginástica Artística de Stuttgart (Alemanha). A brasileira ficou a 0,667 do bronze. 

Flavinha já está classificada nominalmente à Olimpíada, por ser uma das 20 melhores ginastas do individual geral no Mundial entre aquelas cujas equipes não se classificaram para Tóquio. Como esse critério só classifica uma atleta por país, ela é a única brasileira com lugar no Japão, lista que pode ser ampliada pela Copa do Mundo (o que é bastante improvável) e pelo Campeonato Pan-Americano de maio do ano que vem, quando Rebeca Andrade deve buscar classificação.

Em toda a história, o Brasil só ganhou uma medalha no individual geral em Mundiais, um bronze em 2007 com a Jade Barbosa, então recém-chegada à categoria adulta, exatamente em Stuttgart. Veterana da equipe hoje, Jade sofreu uma lesão no joelho ao se apresentar no solo nas eliminatórias, sábado, e não conseguiu continuar na competição. Ela terá que passar por cirurgia, mas ainda não voltou ao Brasil. Seguiu na Alemanha para torcer por Flávia, de quem é amiga inseparável. 

Flávia volta a competir no domingo (13), quando participa das finais do solo e da trave, a partir das 8h (de Brasília). Ela se classificou com a sétima e com a quarta notas desses aparelhos, respectivamente. Ela é a única brasileira classificada para as finais por aparelhos - entre os homens, Arthur Nory está na final da barra fixa (domingo) e Arthur Zanetti na das argolas (amanhã). Hoje, Caio Souza faz a final do individual geral.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por