CIDADE

Novembro Azul começa para a prevenção ao câncer de próstata

Começa nesta semana mais uma edição da campanha Novembro Azul, destinada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Jairo Chagas
Publicado em 30/10/2016 às 10:00Atualizado em 16/12/2022 às 16:48
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Começa nesta semana mais uma edição da campanha Novembro Azul, destinada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação é voltada aos homens com idade a partir dos 45 anos. Os agendamentos de exames para campanha já começaram, inclusive a agenda para o dia "D", que será realizado em 5 de novembro, já está preenchida.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a estimativa é que neste ano o país tenha 61.200 novos casos da doença. A campanha Novembro Azul tem o intuito de chamar a atenção dos homens para que realizem o exame, que é oferecido o ano todo em algumas unidades de saúde do município.

“Vamos promover atividades nas unidades para chamar atenção dos homens para que realizem os exames. Ainda são poucos que procuram, por isso pedimos a ajuda da família para que levem estes homens às unidades para agendar o exame. Contudo, percebo que nos últimos anos a participação masculina aumentou, o preconceito está ficando de lado, pois a preocupação e o desejo de se prevenir devem prevalecer”, revela a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Jardim.

Na campanha, os homens poderão se consultar com um urologista e fazer o exame de sangue PSA. Para fazer o agendamento, o homem deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando o cartão do SUS e documento de identificação. Caso ele não possa ir, alguém da família pode fazer o agendamento por ele, levando os documentos. Na própria unidade ele já será informado da data, horário e local da consulta, além de sair com o exame de PSA agendado para uma das Unidades Regionais de Saúde (São Cristóvão ou Boa Vista).

Quanto ao dia "D", ele vai acontecer no primeiro sábado do mês (dia 5), das 7h às 12h, na URS São Cristóvão. Várias ações vão acontecer na unidade, como orientações sobre segurança do trabalho, programa de combate ao tabagismo, orientações sobre as DSTs, entre outras. Além disso, 600 homens já estão pré-agendados para realizar o exame de PSA no local e também fazer a marcação de consulta com urologista. Inclusive já não é possível fazer agendamento para o dia "D", mas nos outros dias ainda há vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por