POLÍTICA

Vice-prefeito articula inserção de deficientes visuais entre grupo prioritário de vacinação

Rafaella Massa
Publicado em 13/04/2021 às 18:12Atualizado em 18/12/2022 às 12:59
Compartilhar

O vice-prefeito de Uberaba, Moacyr Lopes, já procurou as autoridades competentes para aderir os deficientes visuais como prioridade no plano de vacinação contra a Covid-19. À reportagem do Jornal da Manhã, Moacyr revelou ter enviado ofício ao secretário Sétimo Bóscolo para articular junto ao Ministério da Saúde, dentro das diretrizes do Plano Nacional de Imunização, para que a população cega tenha prioridade.

O pedido de inclusão partiu do presidente do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), Felício Costa. De acordo com Felício, a vida da pessoa com deficiência visual durante o momento pandêmico ficou ainda mais complicada. Atualmente, o Instituto dos Cegos atende cerca de 250 pessoas com deficiência visual.

“Para a pessoa com deficiência existe um agravante durante a pandemia, que é o fato da pessoa com deficiência visual usar o tato, tocar em tudo. Isso complica muito a situação da pessoa que não enxerga. Imagina assim, a pessoa com deficiência precisa atravessar uma rua e alguém quer ajudar, aí vai precisar da proximidade, do toque. Enfim, se o cego vai ao açougue, à padaria, ao varejão, precisar tocar nas coisas, alguém tem que te ajudar”, explica Felício.

Pessoas com deficiência institucionalizadas estão dentro do plano nacional de vacinação, o que pode ser um facilitador do processo. Porém, a vacinação continua a passos lentos e os grupos que estão na lista de prioridade de vacinação em Uberaba sã pessoas idosas acima de 68 anos, trabalhadores da saúde que estejam ativos na profissão e trabalhadores das forças armadas. Ainda não há previsão de inclusão de outros grupos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por