JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 25 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas

Outros Articulistas

Moura Miranda

O futuro do Uberaba Sport a eles pertence

 OLHO NO OLHO

VAI COMEÇAR A SÉRIE C...
Com boa vontade vamos chamá-la de SÉRIE Cacareco. Interpretem como quiserem os pontinhos, que podem ser um, dois ou mais. A verdade é que hoje estou com raiva. Muita raiva. Vai começar o pior campeonato do futebol brasileiro. O Campeonato Mineiro da Série C..., disputado pelas 11 piores equipes profissionais de Minas Gerais. É duro, mas é a realidade.

NÃO PRESTA
Série C do Campeonato Mineiro não é campeonato para time que se preze e que presta. É a “baba do boi” do nosso futebol. É campeonato para nunca se disputar na vida, mas se o fizer tem que ser um ano só para pagar pecados. É campeonato para times pequenos de pequenas cidades que estão começando suas histórias e nunca para equipes de grandes cidades e já centenárias.

ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA
Na verdade, Terceira Divisão é o Atestado de Incompetência do Futebol. É a última divisão em Minas Gerais para clubes e jogadores, por isto não pode ser frequentada muito tempo por quem tem alguma qualidade. É, com boa vontade, uma competição para iniciantes, e ou, aventureiros.

ACONTECE DE TUDO
Na Terceira Divisão acontece de tudo. Muitos clubes se inscrevem e sequer começam as disputas. Outros começam e não acabam. Jogos deixam de ser realizados por falta de policiamento, ambulância, médicos, aparelhos médicos, autoridades e etc. Quase ninguém leva o campeonato a sério e os que ousam levá-lo acabam sofrendo muito.

IMPUNIDADE
Vale quase tudo. Jogadores atuam sem condições e não acontece nada. Os juízes dos tribunais se reúnem na maior má vontade para julgar os seus casos. No final nem sempre quem se preparou melhor leva vantagem. Para dizer a verdade, nem mesmo a imprensa gosta de perder muito tempo e muito espaço com estes jogos.

INTENCIONALMENTE
A Federação Mineira de Futebol tem o maior capricho com a competição. Enrola quase o ano todo para iniciá-la e a começa no melhor momento: quando começam as chuvas. Parece que a FMF consulta os meteorologistas: vão começar as chuvas? Vamos começar a Terceira Divisão porque assim a maioria dos jogos será disputada debaixo da água com alguns gatos pingados a assisti-las.

NÃO É FÁCIL
Vou hoje, nervoso e emburrado, para o Uberabão. Para quem se acostumou ao longo dos últimos 40 anos - este será meu 41º e pior Campeonato Mineiro - a ir para o estádio motivado por grandes jogos, é difícil ter que narrar Uberaba e Ituiutabano na Terceirona. Quanta saudade de jogos do colorado contra Atlético, Cruzeiro, América, Flamengo, Santos, São Paulo, Coritiba, Náutico, Santa Cruz, Atlético do Paraná, Fluminense, Palmeiras e etc, etc.

RESPEITO
O Ituiutabano, clube que estava adormecido há décadas, e o Portal, que ainda está com o cheiro dos cueiros, merecem respeito. Seus dirigentes, atletas, torcedores são abnegados do esporte e merecem aplausos pela luta que travam para sobreviver. Mas só isto. O Uberaba Sport Club, fundado em 1917 e de grande trajetória no futebol brasileiro, tem que ser favorito. Tem que ganhar os quatro jogos desta primeira fase e com folga porque possui os melhores jogadores e se preparou melhor.

JOGO É JOGADO
Pode até existir alguém que diga que o jogo tem que ser jogado e que surpresas acontecem no futebol. Concordo que às vezes isto acontece, mas não aceitarei isto como argumento para possíveis tropeços. O elenco é bom, a fase de preparação foi adequada, não está faltando dinheiro às condições de trabalho, melhores que as de qualquer outro clube. Não pode dar errado. O colorado tem que mostrar sua autoridade, sua força.

PREPARADOS
Os jogadores colorados deverão entrar em campo hoje, e nos demais jogos, preparados para vencer. Vencer e convencer. É isto que a torcida, dirigentes e todos nós queremos e merecemos. Não dá para aceitar outra coisa. Nada de time medroso tentando ganhar na falha do adversário ou com gol achado. Respeito pelos adversários sim, medo deles jamais.

DECISIVO
O jogo desta tarde no Uberabão mesmo sendo o primeiro do campeonato já tem um caráter decisivo. Se não vencer em casa e perder o jogo seguinte fora a competição vai escapar pelos dedos. Turno de quatro jogos não oferece tempo para recuperação. É vencer os dois primeiros confrontos e começar a se preparar para a fase decisiva.

SEM CRISE
Competição como esta não dá sequer direito de um clube entrar em crise. Nada de pensar em trocar treinador e jogadores após qualquer tropeço. Não há tempo para este tipo de coisa. O Uberaba precisa se classificar com o que aí está. Jogadores e Comissão Técnica. Para a segunda fase talvez dê para fazer algum ajuste de rota. Agora tem que se classificar, custe o que custar.
Bom domingo para todos!

 

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia