NO BICO DA CHANCA

O futebol mudou e a forma de narrar também

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 14/04/2021 às 20:32Atualizado em 18/12/2022 às 13:01
Compartilhar

 Paulo Rodrigues recebendo do Tetente o boi como pagamento das luvas

TOQUE DE PRIMEIRA

Futebol, desde que a bola rolou pela primeira vez passou a ser o símbolo das malandragens, claro, tudo no bom sentindo e dentro daquilo que a profissão oferecia. As redações dos cronistas esportivos daquela época até nos tempos do modernismo apresentou muitas mudanças nos adjetivos. Hoje não se ouvi mais falar em canelada, furada, bicudo, facão, rapa cuia e outras palavras que se encaixavam nos momentos. Os textos eram detalhados e bem escritos. Mas tudo foi mudando, e para entender uma situação de jogo, basta alguém falar o placar e quem fez o gol, que a pessoa cria na mente os detalhes de uma partida de futebol. Aquilo que era burocrático se transformou na prática, que o desportista consegue entender a situação com poucas palavras. Nos velhos tempos um jogador para assinar um contrato recebia “luvas” e acertava seus salários. Era no dinheiro, uma reforma de uma casa, uma bicicleta e outras ofertas que o presidente do de um clube acertava com o atleta. Mas um fato que chamou atenção do mundo esportivo repercutindo por todo o Brasil foi o acerto entre Uberaba SC e o craque Paulo Rodrigues. A diretoria do Colorado ofereceu um BOI como luvas para o volante que brilhou no Nacional, Botafogo de Ribeirão Preto, Campeão Brasileiro com o Bahia e supercraque e campeão no Japão. Todos sabiam que Paulinho sempre foi Nacional, mas acima de tudo um profissional correto, que cumpria seus contratos como combinado. Por tudo isso que conquistou muita coisa no futebol. O fazendeiro Joaquim Vicente Prata Cunha, o famoso Tetente, que também foi craque com a camisa do Zebu, foi quem pagou essa “luva” para Paulinho Rodrigues assinar contrato. Sem dúvida, o boi era de raça, mas poderia ficar sem teto, ou pelo menos uma chacrinha para animal morar, acredito que deve ter ficado por conta do amigo para cuidar do bichinho na Chácara Ayanda de propriedade de Torres Homem. Não sei qual foi o futuro do Nelore, mas Paulo Rodrigues cumpriu seu contrato e defendeu com todo profissionalismo o time do Uberaba SC. Esse fato ocorreu no ano de 1996. Fato que ficou marcado na história da bola. Está escrito e ninguém apaga. Raça no contrato e arte dentro de campo.  

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Já viram a coisa mais patética do que a cara de um aniversariante adulto quando cantam em coro o “parabéns para você”?

Pode parecer gozação, mas em Portugal quando um apostador ganha um terno da loto, ele não recebe o dinheir leva um paletó e uma calça...

Está difícil arranjar emprego que, para ir quebrando o galho e garantir o leite das crianças um amigo meu conseguiu um trabalho mais perigoso que piloto de fábrica de supositório...

A situação da maioria dos clubes do Brasil está tão ruim que os que estavam com o pires na mão já tiveram que vender o pires...  

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

O Santos passou apertado, mas conseguiu chegar a fase de grupos da Libertadores. A partida contra o San Lorenzo não nada fácil, mas a molecada conseguiu seu objetivo. Na verdade, como que aquele time argentino chega a “butina”. É preciso ter canela forte.  

Aquela virada que o Corinthians tomou da Ferroviária merece ser comemorada com peru do Cassio. Tempos atrás, os goleiros, nas faltas de longe mandava abrir, e até pediam para deixar chutar. Naquela falta do meio da rua, o goleirão só olhou... Pena.     

Ontem, pelo paulistão, São Caetano encarou o Novorizontino; o São Paulo, com futebol mais aberto e agressivo, recebeu o Guarani. O Bugre campineiro não vai muito bem no campeonato. E o Botafogo tentou bater com a lanterna na cabeça do Ituano.  

Pela Copa do Brasil, das equipes do Pará, apenas no Remo continua, pois venceu o CSA. Já o time do Paysandu, perdeu em casa para o CRB. O Santa Cruz, time tradicional foi outro que ficou no meio do caminh acabou eliminado pelo Cianorte. É a bola.

Ontem, o América Mineiro recebeu o Ferroviário. A partida em que o Coelho entrou como favorito foi no Independência. Em Natal o ABC pegou o Botafogo Carioca. Foi um teste para o time de Chamusca. Cruzeiro foi enfrentar o América/RN. Parada.     

Com as duas equipes precisando da vitória, Boa Esporte, lanterna do Mineiro enfrentou o Tombense, time forte do interior. O jogo em Varginha valeu uma composição matemática, até mesmo para os que não jogaram: Uberlândia e CAP.

Notícia que encheu a cidade de Uberaba de alegria, isso em termos do esporte foi a contratação do garoto Khauan, filho do Carlos Calmon pelo Flamengo. Isso vem provar o tanto que o uberabense gosta e respeita a família dos Carmons... Sucesso meu garoto.

Ontem foi uma quarta-feira de decisão para Palmeiras e Grêmio. O time de Abel Ferreira decidiu título da Recopa com o Defensa Y Justicia. Outra parada teve o Grêmio que disputou uma vaga na fase de grupos da Libertadores: a barra foi Independiente Del Valle.

Santos avançou e passou para fase de grupos da Libertadores, mas precisa aproveitar para tirar lição do susto que passou. O assunto Marinho, que desconte com a substituição, virou a ““cara” para o treinador, depois pediu desculpas. Cometeu um erro.

Hoje tem o “clássico dos milhões”, com o estádio vazio. Flamengo e Vasco jogam no Maracanã com promessa de um grande jogo. As diferenças entre os times, sendo um melhor do que o outro, acaba não interessando em um jogo grande como este.

A 99 dias das Olimpíadas, atletas brasileiros e candidatos ao pódio tentam se organizar na parte física e a mente. A edição é desafiadora e imaginam o que os espera no Japão. O momento é preocupante. Artur Zanetti diz está preparado, mas preocupado. TRAVA.        

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por