POLÍTICA

Treinamentos dos mesários serão ministrados até dia 15 de setembro

Nos cinco municípios que pertencem à comarca de Uberaba, 1.714 eleitores foram convocados pela Justiça Eleitora

Thassiana Macedo
Publicado em 05/09/2018 às 21:36Atualizado em 17/12/2022 às 13:13
Compartilhar

Treinamento presencial no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) através dos Cartórios Eleitorais para eleitores que atuarão como mesários nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais de Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo começou esta semana e vai até 15 de setembro. Nos cinco municípios que pertencem à comarca de Uberaba, 1.714 eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral para o curso.

O treinamento de mesários é de responsabilidade de cada Zona Eleitoral, sob a supervisão do Tribunal. Neste período, são treinados apenas os presidentes e primeiros mesários de cada seção. Na comarca de Uberaba um total de 3.440 mesários atuará nas seções eleitorais dos cinco municípios durante as eleições deste ano.

Na 347ª Zona Eleitoral, foram convocados 1.276 mesários e 640 serão treinados entre os dias 3 e 6 de setembro no Auditório do Cartório Eleitoral de Uberaba, na rua Lauro Borges, nº 97, e nos dias 1º e 11 de setembro em Água Comprida e Veríssimo, respectivamente. Na 276ª Zona Eleitoral, responsável por eleitores de Uberaba e Delta, foram convocados 1.096 mesários e serão treinados 540. O curso ocorrerá de 10 a 15 de setembro no Auditório do Cartório e em Delta. Na 326ª Zona, foram convocados 1.068 mesários e 534 receberão o treinamento de 10 a 14 de setembro no Auditório em Uberaba; no dia 13, em Conquista, e dia 15, em Campo Florido.

Os cursos começam com uma apresentação do chefe do cartório ou do juiz eleitoral e com a exibição de um vídeo, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral, com orientações para os mesários. Em seguida, é feito o treinamento prático nas urnas eletrônicas, que serão utilizadas com a identificação biométrica. Se houver segundo turno, haverá nova convocação de mesários para mais uma reunião de treinamento eleitoral. 

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por