ARTICULISTAS

Minhas madrugadas de adolescente

O tempo e os acontecimentos agradáveis insistem em permanecer em nós. Na adolescência, nas...

Juarez Alvarenga
Publicado em 01/01/2013 às 11:35Atualizado em 19/12/2022 às 15:31
Compartilhar

O tempo e os acontecimentos agradáveis insistem em permanecer em nós. Na adolescência, nas madrugadas de sexta para sábado, saia para a noite como um touro bravo em busca de liquidar o toureiro com seus sonhos. A vida era uma arena e eu um touro instintivo, aventureiro, atuante neste cenário adverso.

Depois dos bailes festivos, brigava com meus contemporâneos por disputas amorosas. Hoje a disputa é pela cidade, porém totalmente civilizada. Tive que mudar da luz da Cemig para a luz solar e me instrumentalizar de racionalidade, pois a disputa diurna exige argumentos explícitos de fundamentos racionais. Lembro-me de meu pai, exímio observador, ao ver meus procedimentos noturnos de fim de semana, dizia ser incompatível durante o dia um dia ser doutor na mesma cidade.

Mesmo naqueles tempos de madrugadas perdidas, encontrava-me nos fins delas, nos Correios da cidade e na rodoviária. Eram dois lugares estratégicos. Dos Correios mandava as primeiras ideias pueris. Na rodoviária tinha uma inveja da geração que à minha antecedia, que depois do carnaval iria pegar o ônibus para estudar em Belo Horizonte. Com 14 anos, meus sonhos eram bem maiores que com o espaço geográfico do que meu pequeno Coqueiral. Pensava: será que vou passar a vida inteira escutando os barulhos dos tratores nas manhãs coqueirenses?

Os mares revoltosos das madrugadas de adolescente me ensinaram a nadar de braçada.

Hoje aprendi a enfrentar o mar em qualquer circunstancias. A usar a inteligência na adversidade e não o instinto agressivo. Sei que a vida continua a mesma arena. Só que inverti os papeis passei de touro a toureiro que vence o animal persuadindo e no balé dos passos vindo dos sinais da mente.

Quanto às agressivas madrugadas de adolescentes, não foram totalmente perdidas. Aprendi a nadar de braçada nesta produtiva bem comportada e racional rotina atual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por