ARTICULISTAS

Insegurança!

Caro amigo leitor, aqui estou novamente, depois de ter passado um baita susto

Leuces Teixeira
Publicado em 24/08/2018 às 19:47Atualizado em 17/12/2022 às 12:50
Compartilhar

Caro amigo leitor, aqui estou novamente, depois de ter passado um baita susto no tocante à saúde cardiovascular. Vou explicar: tive que fazer uma série de exames, inclusive um que tem o nome de angiotomografia do coração. E não é que detectou entupimento no sistema cardiológico? Duas artérias estavam bastante “baleadas”, daí a necessidade de uma intervenção rápida. Fui parar no hospital com a roupa do corpo; nem tive tempo para pegar uma trouxinha de roupas miúdas, um chinelinho, escova de dente, etc. O cardiologista sentenciou e obedeci de pronto. Foi realizada uma angioplastia e colocação de dois stents. Enfim, saí bastante satisfeito, pois o atendimento realizado aqui, em Uberaba, foi de primeiríssima qualidade, nada perdendo para qualquer outro centro médico do país, ou ainda, para aqueles atendimentos feitos no estrangeiro. Enfim, nossa medicina em Uberaba está de parabéns. Agradeço de público ao Centro Diagnóstico Cardiológico, Diagnostic Center, IUCI e ao Hospital São Marcos e Laboratório Lamel.

Qual a razão do relato acima com o título lançado? Dá uma sensação de ilogicidade ou incoerência. Pode até ser. Ocorre que, em determinados momentos, diante de situações vivenciadas, inesperadas, vêm aqueles sentimentos de temor, insegurança, ansiedade, boca seca, etc. Confesso que senti certo medo! Que tipo de receio? Aquele de que algo poderia dar errado e de poder não voltar. Afinal, qualquer tipo de intervenção cirúrgica tem lá suas intercorrências. Ninguém dúvida dessa assertiva.

No mundo em que vivemos, em vários momentos, sentimos a sensação da insegurança. Será que no ano que vem vou continuar empregado? Com a saúde regularizada? Posso pensar em algum investimento ou comprar algo e tudo vai dar certo? Vou conseguir honrar meus compromissos? Enfim, esse mundo de ansiedade, de medo da insegurança em todos os sentidos, leva-nos aos conflitos interiores. Via de consequência desse quadro aterrorizante vem patologia de toda natureza: depressão, distúrbio emocional, falta de equilíbrio, paciência e até mesmo a falta de compreensão e fraternidade para com o próximo. Tenho procurado ler sobre o tema. Encontrei o escritor Andrew Solomon, norte-americano de nascimento, premiado autor de O Demônio do Meio-dia e Longe da Árvore, sobre lugares que passaram por transições dramáticas – lançados pela editora Companhia das Letras. Vale a pena conferir as lições do renomado escritor, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de Cambridge. O primeiro livro – um tratado sobre depressão – é considerado um dos cem livros mais importantes da última década pelo jornal The Times.

É pela leitura inteligente e especializada que vamos buscar conhecimento e técnicas de como ter uma vida sensata e equilibrada, num mundo cada vez mais globalizado e inteiramente rápido. Tudo acontece muito rápido, num átimo de segundo. O historiador israelense Yuval Noah Harari, de 42 anos, mundialmente conhecido por ter escrito o livro Sapiens, a história da humanidade em pouco mais de 400 páginas, agora, lançando outro livro, 21 Lições para o Século 21, tenta explicar a desordem global existente e finaliza que, infelizmente, a história não faz concessões. Resumindo, temos que saber administrar o dia a dia, viver um dia de cada vez, jamais, todavia, viver todas as coisas num só dia. Vamos caminhar, caminhar é preciso!!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por