ARTICULISTAS

Educando filhos adultos

Em meu consultório, é comum receber mães decepcionadas e ressentidas com filhos adultos, pela falta de carinho

Eliana Barbosa
Publicado em 01/02/2019 às 21:49Atualizado em 17/12/2022 às 17:50
Compartilhar

Em meu consultório, é comum receber mães decepcionadas e ressentidas com filhos adultos, pela falta de carinho e reconhecimento, e muitas vezes sentindo-se exploradas por eles. 

E o que digo a elas é que sempre é tempo de educar os filhos, mesmo sendo adultos, e essa tarefa de educar, a partir do momento em que nos tornamos mães e  pais, nunca mais termina.

Ledo engano achar que filhos adultos não precisam de educação dos pais. Precisam, sim, principalmente de sua firmeza e seus exemplos.

Vejo mães e pais, hoje já avós, não sabendo se posicionar diante dos filhos, sendo manipulados e chantageados por eles, e lamento muito, porque eles pensam que é uma situação que não dá para mudar mais...

Sabendo que você está onde se coloca, sempre é tempo de mudar, e o primeiro passo é parar de esperar que seus filhos mudem, amadureçam e reconheçam o seu valor. A mudança tem que vir de você!

Você educa seus filhos adultos quando consegue dizer “não” quando é preciso, sem se culpar por isso. Sempre é hora de colocar limites, de não permitir atitudes que ultrapassem a linha do respeito, e isso só cabe a você, mãe ou pai.

Não adianta reclamar que seus filhos não o valorizam, que são ingratos, porque a situação só vai melhorar quando você mudar sua postura diante deles, quando começar a olhar para si mesmo, para suas vontades, seus sonhos, valorizar sua vida e colocar seus filhos no lugar deles.

Chegou a hora de dar um basta, um “murro na mesa”, e dizer aos seus filhos adultos que você não nasceu para lhes servir, para ser capacho, nem banco para financiar seus desejos.

E é nessa hora que você vai “separar o joio do trigo”, ou seja, quando começar a dizer “não” para todas as explorações de seus filhos adultos, você vai descobrir quem realmente está ao seu lado pelo seu significado, pela sua essência, e quem está ao seu lado pela sua utilidade.

Este é um momento de acordar para a vida e, de uma vez por todas, parar de esperar gratidão e reconhecimento daqueles a quem você dedicou tanto carinho e amor.

E finalizo com uma “receita antidecepções” de meu pai (Elias Barbosa – 1934-2011): “Se você não quer sofrer decepções na vida, do ser humano espere só coices e alfinetadas. O que vier de bom é lucro, e aí, agradeça!”

Quando você entender isso, sua vida se tornará mais leve e feliz!

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por