ARTICULISTAS

Qual o segredo para ser feliz?

Dentro da minha área de trabalho, por onde ando, as pessoas me perguntam: Eliana, qual o segredo para ser feliz?

Eliana Barbosa
Publicado em 22/11/2018 às 19:38Atualizado em 17/12/2022 às 15:45
Compartilhar

Dentro da minha área de trabalho, por onde ando, as pessoas me perguntam: “Eliana, qual o segredo para ser feliz?”. 

E a minha resposta é curta e simples: o segredo para a felicidade consiste na disposição para o perdão, não como um sentimento, mas como uma escolha, uma atitude.

Então, para que você comece já a perdoar os seus desafetos e transformar a sua vida para melhor, vamos refletir:

• Uma das melhores formas de facilitar o processo do perdão é você sair da posição de vítima e parar de julgar a outra pessoa.

• Como diz a admirável apresentadora de TV norte-americana Oprah Winfrey, “o verdadeiro perdão é você se libertar da esperança de que as coisas poderiam ter sido diferentes.” Aceite o seu passado, agradeça a lição aprendida e siga em frente!

• Perdoar não quer dizer tolerar abusos ou fugir de problemas. Perdoar é você se recusar a guardar o lixo dos ressentimentos dentro de você!

• Para facilitar o processo do perdão, o 1º passo é você reconhecer o que aconteceu e, com pessoas de sua confiança, conversar sobre sua raiva, decepção, sem se culpar por isso. Coloque suas emoções para fora!

• Depois do desabafo, é hora de usar a sua razão, no 2º passo, perguntando-se: “E agora? Será que eu mereço viver com esse lixo, esse veneno, dentro de mim?”. E então, escolha se livrar do ódio, com a Técnica da Empatia – colocar-se no lugar daquele que o machucou. Isso é compaixão! Imagine a infância que ele teve, e todos os motivos que o levaram a ser aquele tipo de pessoa, e entenda que ser “daquele jeito” faz parte da “natureza” dele. Isso facilita o perdão.

• O 3º passo no caminho do perdão é você jamais pensar em vingança; pelo contrári você vai pensar no melhor para o seu adversário. Sei que é muito difícil, mas é muito bom para você! Você vai imaginar uma criança que você gosta muito entregando uma rosa perfumada para esta pessoa, num gesto bem carinhoso. Tente desejar o melhor do melhor, porque pensamento é pura energia, e tudo aquilo que vai, volta multiplicado para você! Que sejam, então, vibrações de amor, paz, equilíbrio e saúde!

• E lembre-se: perdoar, mais do que um ato de misericórdia, é um ato de amor-próprio, porque vai lhe garantir a saúde física, emocional, mental, espiritual e, acredite se quiser, também financeira!

Pense nisso com carinho e muito perdão em sua vida! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por