ARTICULISTAS

Mentira tem perna curta?

Lembra-se de quando seus pais diziam: “Cuidado, mentira tem perna curta!”?. Concordo!

Eliana Barbosa
Publicado em 11/10/2018 às 19:10Atualizado em 17/12/2022 às 14:24
Compartilhar

Lembra-se de quando seus pais diziam: “Cuidado, mentira tem perna curta!”?. Concordo! Veja por quê:

• Primeiramente, é preciso deixar claro que existem pessoas e mentiras de naturezas diferentes.

• Algumas pessoas mentem para poupar os outros do sofrimento, outras para se proteger ou proteger alguém, algumas para se mostrar melhores do que são, mas a pior mentira é aquela dita para obter ganhos, sem se importar com os prejuízos que causa ao redor.

• No Brasil, com muita tristeza, temos presenciado um grande número de políticos e empresários inescrupulosos, que mentem e não demonstram o menor remorso.

• Há mentiras de proteção que, a meu ver, só adiam o sofrimento, pois quando a verdade é revelada, muita revolta pode acontecer. Esse é caso de mãe que esconde a identidade ou o paradeiro do pai de seu filho, ou mesmo mente que ele é filho de um pai sendo que é de outro. Nesse caso, quanto antes a verdade puder ser dita, mais preparada a criança crescerá para enfrentar a vida.

• Muitos homens e mulheres, por medo de sair de um relacionamento afetivo falido, preferem o caminho da traição. Outros, casados, mentem que são solteiros... Mentiras que os fazem se envolver em falsas histórias e que causam muitas decepções.

• Há pessoas que mentem porque têm medo da reação dos outros diante da verdade. É preciso mesmo muito cuidado para dizer a verdade, e que ela seja revelada com compaixão, de forma a evitar maiores aflições.

• A grande verdade é que a verdade é soberana e, independente do tipo de mentira, o mentiroso sempre acaba desmascarado – mais dia menos dia, a verdade virá à tona. E em muitos casos é ele mesmo que, de forma inconsciente, acaba se traindo, em algum momento, porque sabe que é errado enganar as pessoas.

• Portanto, sendo você 100% responsável por suas escolhas, procure viver a vida sem enganações. Quando você escolhe a verdade, ela também o escolherá, ou seja, se você for confiável, estará atraindo para sua companhia pessoas também confiáveis. É a Lei da Atração em ação! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por