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Na Esborninha... O povo que se dane

Pautando sempre pelos ensinamentos de mestres. O título deste é um deles

José Humberto da Cunha
Publicado em 13/05/2015 às 20:29Atualizado em 17/12/2022 às 00:11
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Pautando sempre pelos ensinamentos de mestres. O título deste é um deles. Podem me rotular de grosseiro, polêmico, etc. Como o mestre chamou o país de Esbórnia, vamos denominar Uberaba de Esborninha. Falemos do SISTEMA VETOR/BRT, que, segundo a locutora de uma rádio local, na manhã do dia 31 de janeiro passado, anunciou: “Hoje é um dia marcante para o desenvolvimento de Uberaba, inaugura-se o sistema BRT”. Conhecendo o da matriz (Curitiba-PR), fui verificar. Que decepção! Que falácia! Passados mais de cem (100) dias, ainda está em “fase experimental”. Adaptação. Ajustes às custas do contribuinte? Permanecendo essa ineficiência questionamos: e o investimento feito como fica? Será recuperado ou, uma vez mais, o contribuinte (leia-se povo) vai pagar a conta? Mas vamos aos resultados (???):

- O povo, ao descer de algum coletivo, parece mais gado despejado em curral de frigorífico. Não sabe para onde ir, por não existir um setor de informações para orientá-lo;

- Os horários não são compatíveis com a necessidade dos usuários. Não circulam de quatro em quatro minutos, conforme prometido. Às vezes, demoram até dez ou mais, causando superlotação. E nos horários de pico? Verdadeiro tumulto;

- As portas, muito vezes, não abrem ou fecham em estações de elevado número de passageiros, colocando em risco as pessoas que foram obrigadas a descer, na estação mais movimentada, Artur Machado. Um perigo iminente;

- E o ar-condicionado prometido? Quem quiser que aguente o calor;

- Até pedinte, dentro do B RT, aparece. Só faltam surgir os vendedores de badulaques;

- Internamente, só “propaganda e elogios” ao governo sobre obras programáticas. Ora, senhores do poder, o povo já está cansado de Promessas;

Bem, para não dizer que só falei de flores, sugiro algumas ações para educar a maioria dos usuários, que desconhecem seus DIREITOS E DEVERES DE CIDADÃOS:

1 - Usem a comunicação interna para educá-los a usar este meio de transporte, pois não sabem nem quais são as portas de entrada e saída dos veículos. Digam-lhes para não utilizarem os assentos reservados às pessoas que têm este privilégio legal. Ou seja, determinado por lei;

2 - Transmitem a eles quais foram os VERDADEIROS EMPREENDEDORES de Uberaba, divulgando seus feitos. Creio que essas Informações trarão mais efeito cultural para nossa gente. Sobre estes, existem muitos. Para começar, sugiro dois:

2.a - LEOPOLDINO DE OLIVEIRA. Não o conheci. Mas detém o nome de nossa principal avenida. Gostaria de ouvir, via BRT, quem foi ele. Sobretudo o que fez, em prol de nossa terra. Deve ter feito alguma coisa válida.

2.b - MÁRIO PALMÉRIO. Este eu conheci. Um VERDADEIRO EMPREENDEDOR. Vejam o seu legado. Desnecessário citar seus feitos em EDUCAÇÃO (escolas de nível superior) e SAÚDE (Hospital) por herança. Ou seja, através de seu herdeiro.

A propósito, este personagem não está um tanto “esquecido” pelo poder público?

Vamos pensar nisso... Conhecer a História, é CULTURA. Difundi-la é DEVER DE GOVERNO.

(*) Acadêmico de Direito

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