CIDADE

Agendamento eletrônico no Procon depende de adequação

De acordo com o presidente do Procon, a implantação do método é uma prioridade, e a Codiub, que é a responsável técnica pelo programa

Geórgia Santos
Publicado em 08/04/2018 às 09:25Atualizado em 16/12/2022 às 04:57
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Foto/Reprodução

Atualmente o atendimento no Procon de Uberaba é feito por ordem de chegada, das 9h às 17h, de segunda a sexta

Instalação de agendamento eletrônico para atendimento na Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) depende de licitação. Previsto para ser anunciado no mês passado, em que foi celebrado o Dia do Consumidor, o sistema de agendamento deve ficar para os meses seguintes, pois será preciso fazer adequações estruturais na sede do órgão e, para isso, foi instaurado processo de licitação. Atualmente o atendimento no Procon de Uberaba é feito por ordem de chegada, das 9h às 17h, de segunda a sexta. E com o agendamento eletrônico a população poderá marcar previamente o seu atendimento, dia e hora, evitando espera no local.

De acordo com o presidente do Procon, Rodrigo Mateus, a implantação do método é uma prioridade, e a Codiub, que é a responsável técnica pelo programa, já está fazendo testes. “Contudo, para colocar o sistema em funcionamento será preciso fazer adaptações físicas na sala de recepção do órgão. Teremos que aumentar o espaço para atendimento dos consumidores que chegarão ao Procon via agendamento eletrônico. Será necessário instalar mais computadores. São detalhes que já estão previstos, já fizemos as licitações dentro do prazo e, assim que houver a liberação do programa, faremos as adaptações”, diz.

Haverá a adequação de um móvel, que era incompatível com esse sistema, então será feito um móvel específico, sob medida para o espaço. Rodrigo não arriscou a anunciar data de início do funcionamento do sistema, pois, segundo ele, seria injusto, pois dependente de terceiros. Entretanto, Rodrigo revela que de certa forma o atendimento eletrônico vem sendo realizado. “Em uma ação que envolve cerca de 200 consumidores vítimas de um problema grave com uma construtora, estes estão sendo atendidos com horário marcado. De forma experimental, a medida vem atingindo um resultado positivo, com poucas faltas e atendimento mais rápido”, diz.

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