ARTICULISTAS

Estatísticas Interessantes

90% dos brasileiros não consomem a quantidade diária recomendada de frutas

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 19/03/2015 às 20:48Atualizado em 17/12/2022 às 00:57
Compartilhar

90% dos brasileiros não consomem a quantidade diária recomendada de frutas e hortaliças. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que se consuma pelo menos cinco porções, diariamente. Mas somente um em cada dez brasileiros alcança essa meta. Em um levantamento recente, com 830 mil pessoas, pesquisadores americanos apontam que essa quantidade de vegetais na dieta reduz em 25% o risco de morrer por qualquer tipo de doença. Esses alimentos estão lotados de substâncias benéficas, como são os antioxidantes, inimigos declarados dos radicais livres – moléculas por trás de problemas sérios, de males cardíacos a câncer. Ainda há as fibras, que, entre outras funções, estimulam o funcionamento do intestino, não deixam a glicose subir demais no sangue e ajudam a controlar os níveis de colesterol. Poucas mudanças de hábito podem resultar em um impacto tão forte para a saúde. Cinco porções e só. Nem precisa mais do que isso. Aliás, os cientistas não enxergam benefícios extras quando se come seis porções ou mais.

Dia Mundial da Água: 22 de março. Quanta água existe na Terra? Segundo o Instituto de Pesquisa Geológica dos EUA, são 1.332 km³. Basicamente, 72% do nosso planeta estão cobertos por água. Porém, deste número, apenas 3% dela é potável.  O Brasil tem 18% das águas de superfície do mundo.

Vivem no corpo humano, aproximadamente, 100 trilhões de bactérias. A pele é um dos órgãos com maior teor desses micro-organismos, onde estima-se que haja 10 bilhões deles a cada centímetro quadrado. Em outros setores do corpo, a quantidade varia.

1 em cada 10 trabalhadores, entre 18 e 70 anos, é viciado em trabalho, segundo pesquisa norueguesa. Os workaholics, como são conhecidos, não deixam de pensar em trabalho, nem mesmo nas horas de lazer.

16 em cada 100 pessoas com mais de 50 anos que não usam camisinha admitem abrir mão do preservativo por falta de costume, segundo a pesquisa Atitude Abril Aids. A  maior aliada contra o HIV é a camisinha.

2 em cada 3 famílias não pensam em poupar. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, os brasileiros não fazem orçamento doméstico, nem sabem o destino do dinheiro. Prestar atenção na grana que entra é essencial para evitar dívidas.

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por