ARTICULISTAS

Assunção de Maria

No mês de agosto, a liturgia católica coloca em realce a festa da Assunção corpórea de Maria Santíssima

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira
Publicado em 11/08/2011 às 21:21Atualizado em 19/12/2022 às 22:53
Compartilhar

No mês de agosto, a liturgia católica coloca em realce a festa da Assunção corpórea de Maria Santíssima, dogma de nossa fé, proclamado pelo Papa Pio XII.

A priori poder-se-ia quase que adivinhar que, no pensamento do Onipotente Eterno inicialmente e depois se confirmar com a revelação, a Mãe de Deus seria preservada do pecado de origem pela escolha privilegiada de vir a ser a verdadeira Mãe do Redentor-Deus, o sacrário puríssimo de sua concepção corpórea. E ainda, Deus cumularia de beleza A que seria sua Mãe, e de fato o fez, tanto que o Anjo da anunciação a chama de “cheia de graça” (o texto grego de Lucas nomeia “kekaritomene”). Este privilégio nos foi revelado pelo Evangelho de Lucas. É Ela a única criatura a que a voz de Deus, pelo Anjo, trata assim.

Sentimo-nos felizes por saber pela palavra do Anjo que é Ela a única criatura “cheia de graça – privilégio, pois, que Deus teria de fazer em favor de sua Mãe”! Razões de sobra Deus tinha para este singular privilégio. O corpo imaculado daquela que iria ser o sacrário onde formaria o corpo humano do Redentor, deveria ter, desde o princípio, o privilégio de não ser manchado pelo pecado. Como o prometido Redentor poderia vir em pessoa manchada pelo pecado?

É esta singular concessão da graça, portanto de perdão, que Deus fez a Maria Santíssima, dando-lhe um corpo sem a nódoa do pecado e elevando-o à morada celeste.

A ternura dos cristãos à Maria se expressa brilhantemente na festa da Assunção. É Ela, Maria, a Mãe de Deus, nossa também, a “Porta do céu”, cuja entrada se abre àqueles que souberam amá-la e venerá-la.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por