ARTICULISTAS

Jubileu de Dom Roque

Nossa Igreja Arquidiocesana está para comemorar o jubileu de ouro sacerdotal

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira
Publicado em 02/06/2011 às 20:13Atualizado em 20/12/2022 às 00:01
Compartilhar

Nossa Igreja Arquidiocesana está para comemorar o jubileu de ouro sacerdotal de nosso prezado arcebispo – Dom Aloísio Roque Oppermann. São cinquenta anos da sua felicíssima entrega, pelo sacerdócio, ao serviço da Igreja. A vida sacerdotal, que exige sacrifícios e renúncias, é invejavelmente feliz.

A pessoa que um dia, na alegria da juventude, sentiu no íntimo do coração o desejo de se consagrar a Deus no sacerdócio vai amadurecendo este sonho e desejo na oração, no estudo, na reflexão, até que chega o dia, invejavelmente feliz, da ordenação sacerdotal. É inesquecível o momento em que o bispo ordenante impõe silenciosamente as mãos sobre a fronte jovem do candidato e, com as palavras sagradas do Sacramento da Ordem, constitui aquele jovem, para sempre, ministro de Cristo.

É por certo a mais bela e nobre missão investir um jovem com poderes divinos de transubstanciar um pedaço de pão e uma colherada de vinho na presença real de Jesus Cristo, mais: é o médico celeste que perdoa os pecados em nome de Cristo e abre a porta do céu àquele que vai partir da peregrinação terrestre para os umbrais da eternidade. Linda e sublime a missão e a vida do sacerdote.

É por esta alta missão que os que vivemos da fé, sentimos prazer em celebrar festivamente as datas principais da vida de um sacerdote.

Neste mês, a Arquidiocese de Uberaba está convidada a celebrar com seu Arcebispo Dom Roque este jubileu áureo de sua Ordenação Sacerdotal. São cinquenta anos de entrega de seu coração, de suas forças, de sua inteligência e de seu amor a Cristo Jesus e à sua Igreja, nos vários postos em que a obediência o colocou nestas cinco décadas de seu frutuoso sacerdócio.

Nossa vida sacerdotal é invejavelmente feliz. As dificuldades existem como pequenos espinhos que arranham os pés descalços. Mas a felicidade de ser de Deus – e só d’Ele! – é indiscutível e imorredoura.

Dia 29 de junho próximo, o Santuário da Medalha precisaria alargar o seu espaço para acolher-nos a todos que iremos agradecer o sacerdócio de nosso Arcebispo, ao lado d’Ele, e congratular-nos pela fidelidade a seus compromissos sacerdotais.

Olhando para trás, parece ontem que o jovem Padre Roque recebeu o Sacramento da Ordem. Deus o guarde feliz para sempre na juventude deste jubileu.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por