ARTICULISTAS

Temos mais dois santos

Neste mês de maio a Igreja celebrou dois grandes acontecimentos

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira
Publicado em 26/05/2011 às 20:37Atualizado em 20/12/2022 às 00:08
Compartilhar

Neste mês de maio a Igreja celebrou dois grandes acontecimentos: a beatificação do papa João Paulo II, dia 1º, e de Irmã Dulce, dia 22.

João Paulo, já na sua morte, havia sido reconhecido santo pelo povo que o proclamava “santo súbito”. A irmã Dulce, já em vida, o povo da Bahia que conhecia de perto seus gestos em favor dos doentes pobres, gozava publicamente da fama de santidade. Agora oficialmente a Igreja, com a prudência exigida nestes casos pelas suas leis, proclama que ambos são “beatos”, isto é, gozam da beatitude que é a visão de Deus, face a face, na glória dos céus.

João Paulo II teve a participação de 1.500.000 fiéis na Praça São Pedro no dia 1º de maio, na missa do Santo Padre atual que, no seu pontificado, fora seu valioso colaborador nos vários setores da vida eclesial. O Papa escolheu aquele domingo dia 1º, por ser o domingo da misericórdia, festa da devoção de João Paulo II.

Quanto à Irmã Dulce, permitiu o Papa que a proclamação de sua santidade, como “Beata”, pudesse realizar-se, não em Roma, mas na própria Bahia, onde ela vivera, como religiosa e ardorosa defensora dos pobres e dos doentes sem recursos. São estas as riquezas da Igreja: os seus filhos que souberam viver os recursos da graça no silencioso recato de suas vidas.

Irmã Dulce teve singular felicidade de receber a visita pessoal do Papa João Paulo II, no seu leito, por estar doente. Isto se deu na segunda visita do Santo Padre ao Brasil em 1991. Merecia ela esta singular atenção do Pontífice, por ter sido o anjo dos pobres, sobretudo dos doentes.

Em 1939 Irmã Dulce ocupou cinco casas numa ilha para abrigar doentes que recolhera das ruas sendo daí expulsa, peregrinando com seus doentes por vários lugares, a ponto de transformar em albergue o galinheiro do Convento Santo Antonio. Sua predileção era pelos que nada tinham. Sua ação, nos seus 78 anos de vida, foi sempre em favor dos que nada tinham.

O título de “Serva de Deus” lhe foi dado no ano 2000; o milagre aceito pela Igreja foi realizado no interior do Nordeste. Uma mulher que havia dado à luz uma criança e tivera hemorragia que os médicos em 3 cirurgias não conseguiam estancar, teve-a estancada subitamente quando um grupo de pessoas pediu a intercessão de Irmã Dulce, o “Anjo bom da Bahia”.

Penso que os católicos que tiveram a alegria de ver beatificado o Papa João Paulo II no dia 1º pp., têm agora um motivo a mais para louvar a Deus e agradecer-lhe a beatificação de nossa querida Irmã Dulce, que foi em vida o “Anjo bom da Bahia”. Os dois novos beatos nos protejam junto de Deus.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por