ARTICULISTAS

Dor ciática pode ter origem no quadril

A Ciatalgia é uma dor persistente ao longo do nervo ciático, que pode se iniciar na região lombar, passar pela região glútea (nádegas) e caminhar pela face lateral da coxa, perna e pé.

Dr. José Fábio Lana
Publicado em 06/12/2011 às 10:34Atualizado em 19/12/2022 às 21:07
Compartilhar

A Ciatalgia é uma dor persistente ao longo do nervo ciático, que pode se iniciar na região lombar, passar pela região glútea (nádegas) e caminhar pela face lateral da coxa, perna e pé. Muitas vezes é caracterizada por uma dor em queimação, dando formigamento e uma sensação de perda de sensibilidade, que pode se estender até a face lateral dos dedos do pé. Esse tipo de dor normalmente é associado a uma inflamação do nervo ciático, por um quadro compressivo desta região, pela falha ou deslocamento do disco intervertebral, causando uma hérnia de disco nas raízes dos nervos da coluna lombar ou por uma contratura do músculo piriforme do quadril (músculos rotadores).

No entanto, a dor ciática pode ser parte de um padrão de sinais e sintomas que apontam para várias patologias comuns diferentes das citadas acima, como doenças intra e extra-articulares do quadril, principalmente as relacionadas com a região do trocânter maior do fêmur e as lesões na região entre bacia (osso ilíaco) e a coluna sacral (articulação sacroilíaca). Muitos quadros são considerados de difícil diagnóstico, justamente pela semelhança entre os seus sinais e sintomas clínicos.

A história clínica, o exame palpatório detalhado da região e a análise de exames como radiografias e ressonâncias magnéticas podem nos levar ao diagnóstico correto e fazer a diferenciação da origem verdadeira do problema. A patologia pode ser descoberta como originada na região da coluna, quadril e até mesmo no joelho. Na maioria dos pacientes, a dor é difusa e apresenta um padrão que não é facilmente compreendido, o que leva a tentativas de tratamentos mal sucedidos e, muitas vezes, com um foco em um local que não é a verdadeira origem da dor, o que pode trazer consequências graves para o paciente.

Quase sempre pacientes com dor ciática acabam tendo a coluna tratada, quando em muitos casos a doença pode estar sendo originada no quadril, mais especificamente na região trocantérica do fêmur. Nesses casos, a dor lombar não desaparece após o tratamento para a coluna, e o diagnóstico tardio da verdadeira origem da dor pode piorar ainda mais os sintomas.

A Síndrome da Dor Trocantérica é observada com frequência em pacientes com discrepâncias do comprimento das pernas, dor lombar e dor no joelho, um indício de que provavelmente as mudanças na biomecânica dos membros inferiores levam à distribuição anormal de força em todo o quadril. Estima-se que essa síndrome afeta entre 10% e 25% da população nas sociedades industrializadas.

O interessante é que, ao terem seus exames da coluna avaliados, esses pacientes quase sempre apresentam algum tipo de problema lombar, que muitas vezes é atribuído erroneamente como a causa dos sintomas e tratado sem que haja melhora clínica do paciente. Isso ocorre porque uma grande parcela da população possui problemas na coluna, como a hérnia de disco e “pinçamento” de nervos, sem nunca ter tido qualquer tipo de sintoma. 

Um estudo realizado pela University Medical Center, em Washington nos EUA, submeteu 67 pacientes a Ressonância Nuclear Magnética. Os indivíduos selecionados nunca apresentaram sinais e sintomas de compressão lombar ou ciática. Três Neurorradiologistas, que não tinham conhecimento sobre a presença ou ausência de sintomas clínicos avaliaram e deram o laudo dos exames. Os achados surpreendentes foram que 20% dos pacientes com idade inferior a 60 anos e 57% do grupo com mais de 60 apresentaram algum tipo de anormalidade, como hérnia de disco e estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal com compressão da medula e nervos).

Tais resultados mostram que exames de imagem da coluna podem não ser suficientes para o diagnóstico diferencial correto em pacientes que apresentem sinais e sintomas de dor ciática. É muito importante a realização de uma análise clínica cuidadosa e uma palpação minuciosa da região lombar, quadril e joelho antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Referências

Meknas K, Johansen O, Kartus J. Retro-trochanteric sciatica-like pain: current concept. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc 2011; 19:1971-85.

Williams B, Cohen SP. Greater Trochanteric Pain Syndrome: A Review of Anatomy, Diagnosis and Treatment. Anesth Analg 2009; 108(5):1662–70.

Boden SD, Davis DO, Dina TS, et al. Abnormal magnetic-resonance scans of the lumbar spine in asymptomatic subjects. A prospective investigation. The Journal of Bone and Joint Surgery 1990; 72(3):403-408.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por