GERAL

Turismo cresce e ajuda o país a sair da crise, diz secretário estadual

Prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande se reuniram ontem no auditório da Fiemg Regional

David Tschaikowsky
Publicado em 21/03/2017 às 07:39Atualizado em 16/12/2022 às 14:30
Compartilhar

Neto Talmeli

Gustavo Pessoa Arrais, secretário-adjunto de Turismo de Minas Gerais, diz que, apesar da crise, o setor cresceu 4,5%

Prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) se reuniram ontem no auditório da Fiemg Regional Vale do Rio Grande com objetivo de alavancar o turismo na região. O encontro contou com a presença do secretário-adjunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Pessoa Arrais, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (Seda), Professor Neivaldo.

Para Arrais, o turismo é mercado e produto. “Temos, só no Brasil, 2.700 municípios no mapa nacional. Então, esse total é formado por concorrentes, puxando o turismo para suas cidades, e para isso há a necessidade fundamental de que seja feito um trabalho técnico de mercado e produto e, acima de tudo, o posicionamento do produto e seus atrativos âncoras, e desta maneira colocar na prateleira e vender uma mercadoria que seja rica, farta e bem trabalhada”, explica o secretário-adjunto.

Ainda segundo Arrais, hoje, a população entende que o turismo não é só mais lazer e sim uma necessidade. Apesar da crise, o turismo cresceu 4,5% e a previsão é de chegar a 12% nos próximos anos. Ele tem gerado emprego e renda, assim, um solucionador da crise alavancando a economia do país.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Professor Neivaldo, a agricultura familiar é importante na vida da população. “A gastronomia é muito forte no Estado de Minas e precisamos trabalhar este lado para fortalecer as culturas de cada região e tornar isso fator indispensável na economia do Estado e do país. O diálogo com as prefeituras de cada cidade é importante para chegarmos a um consenso e tirar proveito das suas potencialidades”, explica o secretário.

O prefeito Paulo Piau (PMDB), que esteve presente no evento, disse que a proposta está no início. “Todo projeto tem começo, meio e fim. Nunca teve uma estruturação do turismo, sobretudo aqui em Uberaba, integrado com a região. Vamos agregar este potencial. Temos um circuito turístico grandioso, com várias vertentes, portanto é uma forma inteligente de movimentarmos a economia do município e de toda região”, pontua Piau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por