CIDADE

Além de vagas para graduação, IFTM abre quase 2.000 para ensino médio

Vagas estão distribuídas em 12 unidades do Instituto e inscrições acontecem entre os dias 24 de outubro e 24 de novembro

Publicado em 16/10/2022 às 18:51Atualizado em 16/12/2022 às 01:15
Compartilhar

Foto/ArquivoJM

Já está publicado o edital de processo seletivo para cursos de nível médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O documento estabelece as regras para entrada no IFTM em 2023 no ensino técnico integrado ao ensino médio e também no ensino técnico de concomitância externa, e disponibiliza 1.941 vagas distribuídas em 12 campi ou polos do Instituto, em 10 cidades do Triângulo Mineiro. As inscrições têm o valor de R$30, começam no dia 24 de outubro, seguem até o dia 24 de novembro e devem ser feitas pela internet por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso.

O curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é um curso com matrícula única na mesma instituição. Nesse caso, o estudante faz o Ensino Médio e o Ensino Técnico dentro de uma unidade do IFTM. Para ingressar nessa modalidade, o estudante interessado deverá estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental ou curso equivalente e o candidato ingressa no IFTM no 1º ano do ensino médio e técnico ao mesmo tempo. Já no curso Técnico de Nível Médio na modalidade de concomitância externa, o estudante cursa o ensino técnico no IFTM e o Ensino Médio em outra instituição, se ainda não o concluiu. Os cursos dessa modalidade são para estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio.

Para se inscrever, o candidato deve, em primeiro lugar, fazer uma leitura atenta do edital, escolher o curso que deseja fazer e a unidade de seu interesse. A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso. Ao acessar o endereço, o candidato deve entrar na aba “TÉCNICOS/ENSINO MÉDIO 2023/1”, onde vai encontrar o edital e outros documentos referentes ao processo seletivo, assim como o ambiente de inscrição a partir do dia 24 de outubro. Para se inscrever, o interessado vai precisar de um documento oficial de identificação com foto (os documentos aceitos estão listados no item 4.3.2 do edital) e CPF. É importante ressaltar que não é possível fazer a inscrição com o documento dos pais, por isso é essencial que o candidato tenha seu próprio CPF e, caso ainda não o tenha, deve tirá-lo para fazer a inscrição, conforme orienta o edital.

Caso o candidato não tenha acesso à internet ou tenha dificuldades em fazer sua inscrição, ele pode ir em algum dos campi ou polos do IFTM para acessar um computador e solicitar auxílio no processo. O item 5 do edital traz todos os locais e horários de atendimento ao candidato.

Isenção da inscrição e formas de pagamento da taxa

Aqueles candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição no valor de R$30 podem solicitar, no período entre 24 de outubro e 10 de novembro, a isenção no pagamento da taxa. Esse benefício é voltado para o candidato que cursou integralmente o ensino fundamental ou ensino médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Para solicitar a isenção, o interessado deve preencher e assinar o requerimento disponível no Anexo II do edital e seguir os procedimentos listados no item 6.2 do documento. Os pedidos serão analisados pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) e o resultado definitivo será divulgado no dia 15 de novembro.

Para os candidatos que deverão pagar a taxa de inscrição, além da tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU), será disponibilizada também a opção via cartão de crédito ou PIX, com código para pagamento gerado no próprio sistema de inscrição no site do IFTM.

Cursos e vagas

As 1.941 vagas estabelecidas no processo seletivo estão distribuídas nas seguintes unidades do IFTM: Campus Avançado Campina Verde, Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Polo João Pinheiro, Campus Patos de Minas, Campus Patrocínio, Polo Ibiá, Polo Coromandel, Campus Uberaba, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro. Cada unidade tem um cardápio diferente de cursos, por isso é importante conferir o quadro de vagas, no item 2 do edital, que apresenta quais cursos e quantas vagas estão disponíveis em cada unidade.

Entre as opções de cursos técnicos do IFTM estão, por exemplo, cursos de administração, agricultura, agronegócio, comércio, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais, entre outros. O item 2 do edital lista todos os cursos, aponta os campi nos quais estão localizados e ainda traz a quantidade de vagas disponíveis, o turno de realização das aulas, a duração do curso e o pré-requisito para entrada, além do endereço de funcionamento da unidade na qual o curso é oferecido.

Reserva de vagas

Do total geral, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. As vagas reservadas são divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 7 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e também se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino fundamental em escola pública. São oito grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.

O IFTM ainda oferece o Programa de Inclusão Social, que concede 20% de bônus na prova para candidatos oriundos de escolas rurais. Para tanto, o candidato deve marcar essa opção no ato da inscrição e seguir todas as instruções do item 9 do edital.

Provas e horários

A forma de seleção para ingresso nos cursos técnicos do IFTM em 2023 é a prova, que está prevista para acontecer no dia 11 de dezembro, das 9h às 11h. As provas serão realizadas na mesma cidade do campus escolhido pelo candidato no momento da inscrição e o local exato da prova estará disponível no cartão de inscrição, que poderá ser acessado a partir do dia 30 de novembro.

A prova será de 30 questões objetivas e abrangerá os conhecimentos do Ensino Fundamental, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Para estudar, o candidato pode acessar o conteúdo programático exigido no Anexo XIII do edital. O anexo traz os tópicos que serão cobrados na prova, assim como referências bibliográficas sugeridas.

Resultados

O Anexo I do edital traz o cronograma completo do processo seletivo, com a indicação de todas as datas importantes no certame. De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 6 de janeiro e o resultado final para o dia 12 de janeiro. Já a primeira chamada da matrícula para candidatos aprovados está prevista para acontecer entre os dias 12 e 16 de janeiro.

Mais informações sobre o edital podem ser solicitadas junto à Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) por meio do telefone (34) 3326-1135, pelo e-mail [email protected] ou ainda nos locais de atendimento, listados no item 5 do edital.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por