CIDADE

Parceria da UFTM e Justiça Eleitoral cria Programa Mesário Universitário

Tito Teixeira
Publicado em 24/08/2022 às 20:06Atualizado em 18/12/2022 às 14:03
Compartilhar

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) assinou o Termo de Cooperação no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) para participação no Programa Mesário Voluntário Universitário.

O instrumento visa estabelecer a integração entre os partícipes, por meio de incentivos diversos, e promover a inscrição voluntária de universitários para atuarem como mesários nas mesas receptoras de votos no(s) dia(s) das eleições.

A UFTM divulga a campanha Mesário Voluntário Universitário, em parceria com a Justiça Eleitoral, a todos os alunos dos cursos de graduação e de cursos técnicos matriculados nos mais diversos cursos e períodos, além de conceder aos alunos inscritos os incentivos previstos no Termo, mediante apresentação de certificado fornecido pelo TRE/MG.

Será oferecida como incentivo aos universitários a contagem do tempo do serviço como crédito optativo ou horas de atividade extracurricular, a critério dos cursos da UFTM.

A participação é critério de desempate em concursos públicos se prevista em edital e o mesário terá direito a dois dias de folga em seu trabalho para cada dia de convocação da Justiça Eleitoral.

O aluno da UFTM que tiver interesse em se candidatar deve entrar em contato primeiramente com a Pró-Reitoria.

O TRE-MG se dispõe a oferecer cursos de atualização sobre sociedade, cidadania e processo eleitoral para capacitar e treinar os universitários convocados para a função de mesários, preparando-os para conduzir as atividades das mesas receptoras de votos no dia das eleições, habilitando-os, desta forma, a prestar serviços com qualidade e segurança ao eleitor. Bem como dar ciência aos universitários mesários voluntários que, uma vez convocados para determinada eleição, se submetem às mesmas obrigações, impedimentos e penalidades aplicadas aos demais mesários, voluntários ou não. O TRE emitirá certificado aos universitários mesários voluntários que participaram dos treinamentos e exerceram a função de mesário no (s) dia (s) das eleições.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por