POLÍTICA

Em audiência na ALMG, presidente da Triunfo não dá solução para 262

Um dos pontos questionados durante o evento na Assembleia é a cobrança de pedágio mesmo sem a realização das obras de duplicação

Gisele Barcelos
Publicado em 03/12/2019 às 23:12Atualizado em 18/12/2022 às 02:31
Compartilhar

Paralisação de obras da BR-262 foi tema novamente de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas esta semana. Um dos pontos questionados foi a continuidade da cobrança de pedágio, apesar de a duplicação da rodovia não ter avançado e o contrato de concessão estar sendo contestado na Justiça. 

O contrato de concessão da via foi assinado em 2014 e previa a duplicação de 1.176 quilômetros em cinco anos. Até o momento, com prazo já vencido, foram duplicados apenas 82 quilômetros, sendo 65 deles entre Uberaba e Campo Florido. Ainda assim, a empresa continua cobrando pedágio.

A concessionária, atualmente, tem arrecadação anual de cerca de R$383 milhões. Na audiência, o presidente da Triunfo-Concebra, Odenir José Sanches, argumentou que 70% dos recursos vão para a manutenção da rodovia. Segundo ele, seria inviável realizar a duplicação com o restante da receita porque a empresa ainda tem empréstimo a pagar.

Sanches posicionou que o governo federal cobrou da Triunfo-Concebra o cumprimento do contrato e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começou a cobrar multa pela obra não ter sido entregue. “Não tínhamos condições de cumprir e o governo nos protestou e fomos obrigados a entrar em recuperação judicial”, contou o dirigente. Com isso, o presidente da concessionária afirma que a empresa foi obrigada a destinar 27,5% da sua receita bruta para pagar outro empréstimo realizado junto ao Banco do Brasil.

Diante do quadro, ele afirma que não há condições no momento de apresentar uma resolução para o impasse ou a retomada das obras na BR-262. “Não consigo prometer nenhuma solução no curto prazo, pois temos um impasse. Peço desculpas, mas isso não é intencional. Estamos ‘no osso’ e qualquer mudança neste momento inviabilizaria totalmente nossa operação”, concluiu. 

A concessionária contava com um financiamento do BNDES no valor de R$3,86 bilhões para realizar a duplicação da BR-262, mas o empréstimo não chegou a ser consolidado e a obra foi interrompida. Em dezembro do ano passado, uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) devido aos problemas gerados pela falta de duplicação da BR-262. Na última semana, a concessionária entregou documentos para a análise do procurador da República Thales Messias Pires Cardoso para tentar um acordo judicial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por