O Banco Bradesco S/A foi multado em R$8.692.631,27 por irregularidades constatadas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da instituição financeira. A condenação ocorreu em processo administrativo instaurado pelo Procon Estadual, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O banco ainda pode interpor recurso para questionar a decisão.
Fiscalização feita pelo órgão de defesa do consumidor constatou que o Bradesco se recusou a receber e processar pedidos de cancelamento de serviços por meio de canal único e negou ou dificultou a entrega de cópia de gravação das chamadas efetuadas para o SAC da instituição, entre os anos de 2012 e 2019. De acordo com o Procon-MG, os pedidos de cancelamentos de cartões vinculados a lojas parceiras devem ser processados por meio do mesmo canal de atendimento, o que não ocorreu com o banco Bradesco.
Para a decisão, o órgão se fundamentou em mais de 65 mil reclamações de consumidores de todo o Estado e que estavam relacionadas a problemas no SAC do banco Bradesco. As denúncias foram registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que é usado por Procons de todo o país.
Ainda de acordo com o Procon-MG, as irregularidades violam o Código de Defesa do Consumidor e a legislação que regulamenta o SAC. Isto porque, além de recusar a entrega de gravação, que serve para o consumidor comprovar seu direito, o Banco Bradesco deixa de processar pedidos de cancelamento de cartão de crédito, obtendo vantagem indevida e prejudicando milhares de consumidores que continuam a receber cobrança de serviços que não desejam mais contratar.