ARTICULISTAS

Sobre abelhas e homens

A abelha garante um benefício direto para nossa saúde: é o único inseto que fornece alimento para os homens

Mário Salvador
Publicado em 27/05/2019 às 22:21Atualizado em 17/12/2022 às 21:08
Compartilhar

A abelha garante um benefício direto para nossa saúde: é o único inseto que fornece alimento para os homens. E ela faz algo ainda mais importante para nós – a polinização, sem a qual não haveria vida na Terra. A Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial das Abelhas – 20 de Maio.

A abelha, ser vivo insubstituível, é a espécie mais valiosa do mundo por ser o principal agente polinizador. (Essa é a conclusão a que chegou a Royal Geographical Society de Londres.) E da abelha dependem 250 mil espécies de flores e ela tem impacto em 90% da produção de alimentos no mundo.

Todos esses fatores explicam por que a extinção desse inseto significa o fim da vida na Terra. Em outras palavras, a abelha tem função vital na biodiversidade – processo de interação entre os seres vivos e o planeta –, uma vez que, enquanto a abelha garante o pólen que a alimenta, ela realiza a polinização, isto é, transporta pólen de uma flor para a outra, fecundando as flores. Esse mecanismo garante a alta produtividade, a qualidade dos frutos e a biodiversidade na Terra. E sem plantas de polinização, a abelha não se reproduziria e a fauna e o homem desapareceriam.

Uma das hipóteses que explicam o rápido desaparecimento das abelhas é a telefonia móvel, conforme concluiu o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça. Ondas emitidas por celular desorientam as abelhas, fazendo-as perderem o senso de direção e comprometendo sua dinâmica de vida. Também são causas do extermínio das abelhas o desmatamento, as monoculturas, o uso de pesticidas, as mudanças climáticas e as queimadas. 

Para reverter o quadro e garantir a abundância e a diversidade de alimentos, é preciso monitorar o fenômeno do desaparecimento das abelhas, conservar seus habitats e espalhar abelhas sem ferrão em parques, para disseminar árvores nativas. Renunciar ao uso de celulares e antenas de telecomunicações ajudaria, mas isso está fora de cogitação na era da tecnologia. A organização ambiental Greenpeace, que atua internacionalmente, propõe o controle de pragas não nocivo às abelhas e a criação de áreas protegidas livres de telecomunicações. E, se você quiser fazer a sua parte, cultive um jardim com flores de todas as cores e plantas que atraem abelhas. Homens, abelhas e toda a biodiversidade se beneficiarão com essa iniciativa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por