ARTICULISTAS

Aposentados pedem socorro

Tomo a liberdade de bater novamente na tecla dos empréstimos a aposentados

Mário Salvador
Publicado em 22/04/2019 às 20:54Atualizado em 17/12/2022 às 20:08
Compartilhar

Tomo a liberdade de bater novamente na tecla dos empréstimos a aposentados tendo como garantia a própria aposentadoria. 

Ao pedir um empréstimo em financeira, os segurados aceitam que se debitem as prestações na conta do banco onde, mensalmente, eles recebem a aposentadoria. Não existe garantia maior para as financeiras. E justamente por isso elas dizem, num acinte ao aposentado, que ele pode pegar o dinheiro na hora, sem avalista; mesmo com o nome no Serasa. Óbvio! A própria conta bancária do aposentado o avaliza.

Já falamos, neste espaço, que o contundente avanço das financeiras sobre o aposentado levou o governo a proibir que, por um período específico, as emprestadoras de dinheiro forneçam empréstimo aos novos aposentados. A medida não adiantou muit o assédio das financeiras continuou, agora com nova roupagem. Porém, as que tentarem burlar a lei serão proibidas de atuar no mercado.

A questão das financeiras com o aposentado é um lado da moeda. O outro lado é bem mais doloros são muitos os parentes do aposentado, de todos os graus, que o obrigam a pedir empréstimos que têm como garantia a aposentadoria dele próprio. E esses parentes ficam com todo o dinheiro. Como não devolvem o valor ao aposentado, esse empréstimo passa a ser um presente compulsório do aposentado ao atrevido parente ladrão.

O ajuste não seria tão inconveniente, se o favorecido assumisse o pagamento das prestações, isto é, se devolvesse o dinheiro ao aposentado, o que pode até acontecer em alguns casos. Entretanto, a maioria dos favorecidos é negligente com esse pormenor e fica com o dinheiro, dando calote nos aposentados – geralmente idosos. E também há os parentes ainda mais insolentes, que pedem ao aposentado que repita a dose. “Vai que cola.” 

E como acabar com essa desfaçatez, ou seja, com a possibilidade de o aposentado ser vítima desse delito? Lamentavelmente, não tenho a solução para o problema. Por enquanto, a única alternativa é o aposentado ter coragem suficiente para não cair na incômoda emboscada preparada por parentes inescrupulosos. Se alguém imaginar alternativas melhores, divulgue-as, por favor, pois elas serão extremamente úteis para muitos aposentados, especialmente se eles forem idosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por