ARTICULISTAS

Por uma cidade mais verde

Em 9 de abril de 2015, em Santa Cruz do Sul, cidade do Rio Grande do Sul que fica a 155 quilômetros de Porto Alegre

Mário Salvador
Publicado em 26/11/2018 às 19:48Atualizado em 17/12/2022 às 15:52
Compartilhar

Em 9 de abril de 2015, em Santa Cruz do Sul, cidade do Rio Grande do Sul que fica a 155 quilômetros de Porto Alegre, o vereador Luís Carlos Fagundes Ruas apresentou na Câmara um Projeto de Lei: “Nasce uma criança, planta-se uma árvore”. 

Segundo Luís Carlos, o projeto foi inspirado na relevância do tema meio ambiente e na preocupação que pais e responsáveis por crianças têm em relação ao fato de a poluição atmosférica ser prejudicial à saúde. O cuidado dos pais com o meio ambiente no presente poderá assegurar aos filhos deles um futuro pleno de benefícios gerados pela natureza, essa importante herança que fica para os filhos, herança da qual depende a vida de todo ser humano.

Pela lei, na qual o projeto foi transformado em 9 de abril de 2015, o Município, num prazo de sessenta dias, deve fornecer gratuitamente uma muda de árvore, frutífera ou não, oriunda do horto municipal, aos pais de cada criança que nascer em maternidade localizada no Município, desde que esses pais residam em Santa Cruz do Sul. E a criança receberá um certificado com o termo de adoção da árvore plantada ou uma carteirinha com a inscriçã “Amigo Protetor da Natureza”.

Para viabilizar o cumprimento da lei, a Prefeitura receberá dos Cartórios de Registro Civil da Comarca, mensalmente, uma lista com os novos nomes das crianças que nasceram naquela cidade.

Enquanto em Santa Cruz do Sul procuram preservar o meio ambiente, por aqui acontece o opost as árvores da chácara de Eva Reis serão dizimadas. Em nome do progresso.

E, no passado de Uberaba, já houve um plano hiperbólico ligado ao tema: um antigo prefeito de Uberaba afirmou que ia plantar um milhão de árvores. Alguém entendido do assunto garantiu que, se isso fosse feito numa reta, a linha de árvores chegaria a São Paulo, capital. A ideia não foi concretizada.

Exageros à parte, nossas autoridades podem muito bem estudar a viabilidade, para o nosso município, de uma lei semelhante à de Santa Cruz do Sul. O benefício do qual toda a cidade usufruirá leva-nos a crer que o trabalho da Prefeitura de providenciar uma muda de árvore por criança e expedir o certificado do plantio não terá sido em vão. Esse plantio poderia acontecer em um bosque, que seria presenteado com mais uma árvore a cada criança que nascesse em nosso município. Fica a sugestão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por