CIDADE

Uberaba assina acordo de cooperação para implantação da Escola Cívico-militar

Publicado em 07/06/2022 às 21:23Atualizado em 18/12/2022 às 20:12
Compartilhar

A escola municipal Pacaembu será a primeira a adotar o sistema cívico-militar em Uberaba (Foto/Arquivo)

Celebrada a implantação da Escola Cívico-militar (Ecim) nesta terça-feira (07). O acordo foi publicado no Diário Oficial da União, em maio. Equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da XVI Capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-militares e Replanejamento Estratégico do Pecim, em Brasília, finalizando os trâmites que oficializam a parceria.

Estiveram presentes a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon; o chefe do Departamento de Projetos Especiais, Eder Leonardo Oliveira e Silva; e as analistas de gestão educacional da Semed, Jacqueline Martins Barbosa e Maristela Rodrigues dos Santos Campos. A ação visou fomentar e fortalecer as escolas cívico-militares para promover a melhoria da qualidade da educação básica nos anos finais do Ensino Fundamental por meio de uma gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógicas e administrativa.

Representando o Município, Sidnéia recebeu uma menção de reconhecimento do MEC pelo apoio e comprometimento na implantação do programa. 

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica 61/2022 entre a União e o Governo Municipal. O modelo será viabilizado na Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães, que cumpriu todas as etapas para adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares (Pecim), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa.

A implantação da Ecim foi aprovada pela comunidade escolar, por meio de consulta dia 10 de fevereiro. A unidade de ensino foi indicada pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) por atender aos critérios do MEC, como a oferta dos anos finais do Ensino Fundamental, ter entre 501 e 1000 alunos matriculados, situação de vulnerabilidade social dos educandos e o desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por