GERAL

Relacionamentos Tóxicos: Como identificar e fugir dessa roubada?

Psicanalista dá dicas para mulheres que desejam se livrar desse tipo de relação e viver de forma mais leve

Publicado em 13/03/2022 às 19:39Atualizado em 18/12/2022 às 18:48
Compartilhar

Teoricamente, ninguém se propõe a viver um relacionamento doentio e todos os seres humanos buscam uma versão do famos felizes para sempre, aquele relacionamento digno de comercial de margarina. Mas por alguma razão, às vezes isso não acontece e o que era pra ser promissor acaba se tornando maléfico. “Um relacionamento tóxico é aquele que afeta negativamente a saúde e o bem-estar de uma pessoa e o mais grave é que a pessoa começa a acreditar que merece aquela situação e passa a viver em um círculo” – explica à psicanalista Kélida Marques.

De acordo com a especialista em relacionamentos, autoestima e sagrado feminino, em um relacionamento tóxico as pessoas tendem a gastar muito de seu tempo e energia em coisas negativas como ciúme, possessão, brigas. “E essa relação acaba influenciando todas as outras áreas. Por isso, é tão comum que as pessoas que vivem uma relação doente, sofram com outros problemas, como doenças e falta de dinheiro” – resume.

Do lado de fora pode parecer fácil detectar uma relação tóxica. Mas as coisas ficam mais complicadas quando vistas de dentro, uma vez que a toxidade pode frequentemente ser misturada com alguns flashes de romance. “É difícil enxergar uma relação abusiva porque não é tão simples admitir que estamos sendo abusadas por alguém, e, ainda mais, se esse alguém for alguém que julgamos tanto amar. Segundo que uma relação tóxica não acontece de um dia para o outro, leva tempo, até nos “cegar”. A pessoa pode acabar usando chantagens emocionais, muitos pedidos de desculpas, flores e presentes somente para burlar todo o mal que acaba nos causando” – pontua a profissional.

Kélida observa que o termo “tóxico” pode estar aberto a algumas interpretações e o que é tóxico para uma pessoa, pode ser percebido como normal para outra. Por isso é importante olhar para cada relacionamento por suas características específicas, tanto quanto possível. No entanto, ainda existem limites universais que seu parceiro nunca deve cruzar. “Se você se sente sempre pisando em ovos para falar qualquer coisa com medo do seu parceiro brigar ou se você não sente mais reciprocidade no relacionamento, investindo muito tempo, sentimentos e até mesmo dinheiro e não recebe nada em troca é à hora de parar e pensar se vale mesmo à pena continuar”, diz Kélida Marques.

“Se você perceber que seu parceiro é ciumento, competitivo e não fica feliz com suas vitórias, além de sempre querer controlar sua vida, suas roupas, dinheiro e etc, isso é um grande indicativo de relacionamento tóxico”. Em uma relação assim as pessoas tendem também a sentir seu senso de valor próprio diminuir drasticamente. "Se for esse o caso, você deve examinar até que ponto seu parceiro contribuiu para esse resultado. Se ele te rebaixa, critica, julga, desrespeita ou ignora você é à hora de ir embora" – aconselha à psicanalista.

É importante, ela observa, procurar pessoas para com quem contar, seja amigos, familiares e principalmente um especialista. “Busque ajuda, peça um colo, faça terapia, yoga, qualquer coisa que ajude! Não é fácil, mas o primeiro passo é observar e contar com quem nos ama para sair desse ciclo e ir em busca do amor próprio e ai quem sabe, nesse novo caminho você encontre alguém que possa te fazer sentir leve, plena e respeitada e quando menos esperar, pode estar vivendo o amor real, que vale a pena” – finaliza

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por