CIDADE

Codau inicia manobras nos Centros de Reservação para enfrentar seca

Manobras acontecerão nas madrugadas dos fins de semana e são necessárias para a recuperação de níveis dos reservatórios e a manutenção do abastecimento durante o dia

Publicado em 24/08/2022 às 20:04Atualizado em 18/12/2022 às 14:03
Compartilhar

Foto/Divulgação

Centros de Reservação da Codau serão fechados nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo, das 23h às 4h

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) vai iniciar as manobras de fechamento dos Centros de Reservação (CRs) nos fins de semana. Trata-se do planejamento estratégico traçado pela engenharia da Companhia, que definiu a suspensão de distribuição de água no período da madrugada para interferir o menos possível nas atividades da população durante o dia. A medida já é necessária para a recuperação do nível dos reservatórios, diante do alto consumo registrado neste período do ano.

Inicialmente, os CRs permanecerão fechados entre 23h e 4h, entre as sextas e sábados e os sábados e domingos, a partir desta semana. O período de fechamento poderá aumentar conforme a necessidade pontual de cada reservatório e, aos sábados, dia de maior consumo, podem ocorrer manobras ao longo do dia em razão da alta demanda. No ano passado, esta medida também foi adotada como uma das estratégias de enfrentamento da seca na cidade.

“No último fim de semana, dois reservatórios precisaram ser fechados para a recuperação de nível, o que sinalizou para a necessidade de começar este procedimento nas madrugadas nos fins de semana. Iniciamos com o fechamento no período noturno, para não afetar a rotina dos uberabenses. Mas voltamos a pedir que a população colabore, adotando medidas de economia de água. Esta participação da comunidade sempre foi essencial nos períodos de seca”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Ele esclarece que, apesar do fechamento, agora não será necessário ligar mais um conjunto de motobomba do sistema de transposição do rio Claro. Nesse momento, a Codau está operando com os dois conjuntos elétricos ligados, que juntos bombeiam cerca de 380 litros/segundo do rio Claro para aumentar a vazão do rio Uberaba.

“Estamos captando a quantidade necessária para abastecer a cidade. No entanto, a produção não é compatível com o alto consumo. O fechamento dos reservatórios ocorre justamente para recuperar o nível. Nesta época do ano, com muito vento, poeira e as queimadas, as pessoas têm uma tendência a gastar mais água. Em média, o consumo aumenta 20% no período seco”, afirmou José Waldir.

O presidente alerta, ainda, sobre a importância de se ter uma reservação adequada para o tamanho de cada família. O ideal é uma caixa de 1.000 litros para uma família de quatro pessoas. “Com a caixa d’água no tamanho adequado, a residência não terá problemas de abastecimento, mesmo com o fechamento do reservatório”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por