ARTICULISTAS

Dia da Consciência Negra

Diógenes Pereira da Silva
Publicado em 19/11/2018 às 07:46Atualizado em 17/12/2022 às 15:38
Compartilhar

Por que no Brasil o “Dia da Consciência Negra” é tão criticado? Alguns chegam ao absurdo de argumentar: “não há o Dia da Consciência Branca ou Amarela”. Devem-se respeitar os pontos de vista contrários, mas querer ignorar uma história de luta contra a escravidão e que marcou o mundo não representa ação de pessoas inteligentes e comprometidas com a história do seu país. Por que o dia dos negros incomoda tanta gente? Por que o Dia do Índio, que se assemelha ao da Consciência Negra, não causa tanta polêmica? 

As críticas, quase sempre, ignoram que a data é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito para a nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar, sim, valorizando a cultura afro-brasileira. Sem contarmos que, muitos, sem refletirem, ignoram a história de seus ancestrais, suas raízes e o sofrimento de pessoas que lutaram para conseguir se libertar da escravidão, uma vez que o Brasil foi um dos últimos países a libertar oficialmente seus cativos. Basta conhecer um pouco da história, ler livros, olhar fotos históricas, que nunca se verá um branco sendo escravizado, enforcado ou apedrejado até a morte apenas pela cor de sua pele. Bebedouros e banheiros distintos para brancos e negros, só para nomear alguns. Isso é uma história que nunca será apagada, em que pese contrariar os que dizem não ser racistas.

Muitos dizem que não há racismo, mas o pratica ostensivamente até contra uma data que, para a maioria dos brasileiros, tem muita importância... Que tal começar a respeitar o que a maioria representa e deseja? Para quem não sabe, ou faz questão de ignorar, a história dos negros no Brasil, o Dia da Consciência Negra, mais precisamente, também consiste em um projeto-lei, o de número 10.639, do dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. É uma data que destaca de forma negativa a escravidão e a luta pela libertação do negro cativo.

Não podemos nos esquecer, de forma alguma, que sempre ocorreu no Brasil e em outras civilizações uma valorização dos personagens históricos de cor branca, mas no Brasil isso acontece como se a história do país tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes, imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares, entre outros que sempre foram considerados heróis nacionais. Agora, existe a valorização de um líder negro na história do Brasil e, portanto, espera-se que a sociedade aceite de forma democrática.

(*) Diógenes Pereira da Silva

Tenente do Quadro de Oficiais da reserva remunerada da PMMG 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por