GERAL

Governo de Minas lança novo site de serviços a população

Site reúne mais de 1.100 serviços prestados pelo Estado e traz melhorias de layout, acessibilidade e usabilidade

Agência Minas
Publicado em 16/02/2022 às 17:10Atualizado em 18/12/2022 às 23:52
Compartilhar

O Governo Estadual lançou o novo Portal MG, site que possui mais de 1.100 serviços cadastrados para a população e, agora, além de um novo layout, conta com melhorias de acessibilidade e usabilidade ao usuário.

O Portal MG é administrado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e disponibiliza os diversos serviços prestados pelas instituições estaduais, além de agendamento de horários nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), endereços úteis, informações sobre a estrutura governamental, entre outros dados. Pelo site, o cidadão também tem acesso ao canal de fale-conosco do Estado, para envio de mensagens e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços prestados.

O diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG, Damião Rocha, explica que o novo layout do Portal MG facilita a navegação e permite que os usuários encontrem de maneira simples as informações que procuram. Em 2021, o Portal registrou 21 milhões de acessos, cerca de 4 milhões a mais do que em 2020.

“O Portal MG foi reestruturado para facilitar o acesso do usuário. Buscamos melhorias em relação à usabilidade da página, tornando a navegação simples para que o cidadão possa agendar diversos serviços, como a emissão da carteira de identidade 1ª e 2ª via, doação de sangue, dentre outros”, afirma o diretor.

Principais serviços

Entre os principais serviços disponibilizados no Portal MG estão emissão de documentos, agendamento de doação de sangue, solicitação de segunda via de contas de água e energia, agendamento de atendimento nas UAIs, intermediação de mão de obra, registro de boletins de ocorrências da Delegacia Virtual, consulta ao pagamento de IPVA e demais serviços do Detran-MG, entre outros. O Portal também disponibiliza serviços voltados para empresas e municípios.

Experiência do usuário

Durante o processo de reestruturação do Portal MG, o Laboratório de Inovação do Governo de Minas - LAB.mg, coordenado pela Seplag-MG e pela Fundação João Pinheiro, buscou identificar os pontos positivos do Portal e as principais dificuldades encontradas pelos cidadãos nas versões para computador e celular, propondo alterações para simplificar e melhorar a usabilidade do site.

"Com a realização desta pesquisa, foi possível identificar problemas que as pessoas enfrentavam ao acessar alguns serviços e suas sugestões para melhoria do site, permitindo a reestruturação com base nas percepções dos cidadãos. O objetivo é proporcionar uma melhor experiência aos usuários nesta nova versão", explica a assessora da Superintendência Central de Modernização e Inovação da Ação Governamental (Scim), Giselle Volponi.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por