SAÚDE

Saúde de Uberaba pode aderir a programa de consulta virtual

Gisele Barcelos
Publicado em 24/04/2020 às 20:06Atualizado em 18/12/2022 às 05:53
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Ministério da Saúde anuncia ferramenta online que permitirá a realização de consultas virtuais em unidades básicas de saúde. A plataforma deverá estar disponível a partir do próximo mês para as prefeituras. O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, adianta que Uberaba tem interesse em aderir ao programa e aguarda apenas mais informações sobre como será a implantação.

Segundo as informações preliminares do governo federal, os profissionais de saúde terão acesso a uma plataforma para realização de consultas virtuais médicas, de enfermagem e multiprofissionais, no âmbito da Atenção Primária. Intitulado de Consultório Virtual, o projeto é uma das estratégias para diminuir a propagação do novo coronavírus e assegurar assistência à população.

O titular da pasta explica que um contato foi feito ontem com o Ministério da Saúde para verificar como será o processo de adesão, com os critérios exigidos para fazer parte do programa. Segundo ele, a equipe técnica agora espera um retorno com informações detalhes sobre a proposta. "Assim teremos condições de avaliar o que falta na nossa estrutura e o que precisamos adequar", salienta.

Além disso, o secretário pondera que o Ministério precisa esclarecer como funcionará a comunicação com os usuários do SUS para o acesso às consultas virtuais e também qual seria o canal para a conexão entre os pacientes e profissionais. "Estamos no aguardo de uma nota técnica mais explicativa", salienta.

Apesar das dúvidas ainda existentes quanto ao projeto, o titular da Saúde declara que a inovação é uma tendência no setor e espera que a telemedicina passe a ser utilizada também após o período da pandemia. "A tecnologia será primordial para vencermos essa etapa e, consequentemente, vem para ficar", acrescenta.

Conforme as informações do Ministério da Saúde, a ferramenta online servirá para que os profissionais de saúde consigam fazer as teleconsultas, dando continuidade ao cuidado de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil e segura. A previsão é que cerca de 20 mil médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de Saúde da Família terão acesso e treinamento para a navegação no sistema.

A plataforma permitirá aos médicos e profissionais da Atenção Primária registrar a consulta a distância, emitir atestados e receitas e enviar endereço eletrônico para videoconferência com seus pacientes. Os dados serão validados e o suporte da plataforma fará contato, por e-mail ou telefone, para a emissão da certificação digital, que será gratuita e com validade de cinco anos.

O projeto prevê também, nos próximos meses, a disponibilização de aplicativo e endereço eletrônico para agendamento virtual, acesso às informações clínicas, atestados e receitas. A teleconsulta se dará pelo canal com que o paciente tenha mais afinidade, podendo ser realizada por telefone ou videoconferência. A escolha pelo tipo de modalidade de atendimento está condicionada à situação clínica, e a decisão cabe ao profissional e à pessoa a ser atendida.

Ao final do atendimento, o paciente receberá no seu e-mail o desfecho da consulta e pesquisa de satisfação. O cidadão poderá solicitar o atendimento por demanda espontânea ou programada, fazendo uma solicitação de agendamento de consulta a distância para a equipe de saúde normalmente responsável por seu atendimento.

 

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