POLÍCIA

Uber e táxis travam batalha

Renato Manfrim
Publicado em 15/06/2017 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 12:38
Compartilhar

 Fotos/Sandro Neves

Um dia após a apreensão de um Renault Sandero de cor prata atuando como Uber na praça Rui Barbosa, ontem pela manhã a Guarda Municipal (GM) multou outro condutor, quando ele deixava um passageiro no terminal rodoviário. Desta vez o veículo apreendido foi um Celta de cor preta. Outros motoristas que também usam o aplicativo protestaram no local contra a ação da Guarda Municipal. Taxistas também foram no local, sendo registradas agressões físicas mútuas.

No momento da abordagem, vários motoristas de táxi e de Uber foram ao terminal rodoviário, onde teve início uma confusão generalizada, sendo necessária a intervenção da Polícia Militar. Prestadores do serviço Uber chegaram a acusar o flagrante de armação de taxista que teria se passado por passageiro para usar o serviço e denunciar.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Uberaba, Orlando Urbano, esteve no local para acompanhar a ação da Guarda Municipal e acabou discutindo com motoristas de Uber que estavam protestando contra a operação no local. Os ânimos se exaltaram e a discussão acabou se transformando em agressões físicas mútuas. Orlando defende a fiscalização e diz que o serviço não gera nenhum tipo de arrecadação para a cidade.

O sistema de transporte de passageiros por meio do Uber é considerado pela Secretaria Municipal de Trânsito como ilegal. Os veículos foram encaminhados ao pátio conveniado do Detran. Para retirá-los, de acordo com o secretário municipal de Trânsito, Wellington Cardoso Ramos, será preciso que o motorista desembolse R$12 mil. “A liberação do veículo só ocorre mediante pagamento desta multa”, disse Ramos, que também declarou que esta multa está fixada por lei municipal aprovada pela Câmara, sendo que não poderá ser parcelada.

“Esta forma de transporte remunerado de passageiro não é autorizada pelo município”, ressaltou o guarda municipal Gianvecchio. Ele também disse que a fiscalização sobre os Ubers da cidade começou na última terça-feira (13) e a ideia é que seja intensificada, e por tempo indeterminado.

A Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) divulgou nota: “Existe lei que rege o transporte de passageiros em Uberaba. Desta forma, todo veículo que não se enquadrar na legislação vigente será considerado irregular, que pode implicar em apreensão do veículo e aplicação de multa de R$12 mil, valor aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba”, diz trecho da nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por