CIDADE

Colégio Tiradentes promove a conscientização de alunos sobre a natureza com Horta na Escola

Alunos do 5º ano são instruídos e conduzidos pela equipe pedagógica durante o plantio de alface e rúcula

Publicado em 29/08/2019 às 15:45Atualizado em 17/12/2022 às 23:47
Compartilhar

Fotos/Sérgio Teixeira - PMMG

Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Uberaba (CTPM-Uberaba) promove a conscientização das crianças sobre os cuidados com a natureza e o impacto ecológico que suas ações podem causar. Instruídos e conduzidos pela equipe pedagógica, alunos do 5º ano participam do projeto Horta na Escola. Eles prepararam a terra, fazem as covinhas e plantam as mudas de alface e rúcula. Em outra oportunidade eles acompanharão o desenvolvimento das mudas e farão a colheita.

Através desse projeto, o CTPM-Uberaba dará sequência à Horta Vertical, um projeto antigo, idealizado pelo Comandante Regional e Diretor Administrativo Cel Lupércio Peres Dalvas, elaborado e executado pela equipe pedagógica com envolvimento dos estudantes. Um projeto grandioso que envolve também a posição de um orquidário com proposta de ampliar cada vez mais este espaço pedagógico de aprendizagem, criando momentos interdisciplinares, diversificado e dinâmico para os alunos.

A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, visando explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os projetos de horta escolar se inserem: eles aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que os alunos criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

A horta serve de objeto de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia, que, aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes, que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura de necessária implantação na sociedade com relação à natureza.  Reestruturação da biblioteca do Colégio Tiradentes

Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM de Uberaba) realizou a reestruturação da Biblioteca “Castro Alves”. Durante o período de recesso escolar, várias ações viabilizaram a estilização desse espaço, tão importante para o aperfeiçoamento cognitivo dos nossos estudantes, bem como de toda comunidade escolar que desfruta do local.

As paredes foram pitadas, estantes trocadas, obras literárias organizadas, um balcão de estudos foi montado, criação de um espaço de leitura, com uma proposta mais descontraída e despojada, bancada de estudo, exposição permanente de troféus e premiações recebidas pelo Colégio Tiradentes de Uberaba, televisão moderna e funcional e, por fim, a renovação do laboratório de informática com carteiras modernas e quadro expositivo (branco).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por