ARTICULISTAS

Reflexões sobre a imperfeição humana

Alguém na Grécia Antiga andou escrevendo que tudo na natureza tem o seu oposto. O bom e o mau

Padre Prata
Publicado em 29/12/2018 às 09:23Atualizado em 17/12/2022 às 16:48
Compartilhar

Alguém na Grécia Antiga andou escrevendo que tudo na natureza tem o seu oposto. O bom e o mau. O útil e o imprestável. O alto e o baixo. O manso e o revoltado. O mão-aberta e o avarento. O rancoroso e o que perdoa. Se estiver dizendo uma tolice, corre por conta do filósofo. Afinal, não somos obrigados a crer em tudo o que os filósofos afirmam. Pelo sim ou pelo não, há sempre oportunidade para reflexão. Se há duas faces dentro de cada um de nós, o que nos reconforta é que, na maioria dos homens, domina o lado positivo, o lado bom. Se alguém tem tendências para a esquizofrenia, há bilhões que são sadios. Se há o bandido, há o justo. Milhões. 

Tudo isto é para refletir sobre o que chamam de maldade humana. No caso, por exemplo, do espantoso noticiário televisivo que estamos vendo, diariamente. Assassinatos de crianças. Abusos sexuais de adolescentes praticados por adultos que deveriam ser exemplo de vida. Sempre houve crimes entre os homens, mas não com tal intensidade. Crimes individuais e crimes de âmbito internacional. Vou retroceder no tempo. Vou voltar em 1945. Talvez você nem seja daquele tempo. O Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, que se dizia cristão e frequentava Igreja, que lia a Bíblia e se orgulhava de seu poderio bélico, tomou uma decisão que assombrou o mundo. Deu ordem para que bombardeassem duas cidades japonesas. Uma, Hiroshima. Outra, Nagazaki. Duas cidades indefesas que nada tinham com aquela guerra. Duas bombas atômicas que mataram mais de 300 mil seres humanos, entre eles, milhares de crianças inocentes. O pior é que muita gente gostou daquele “grande feito”.

Adolf Hitler, o famoso “fuhrer” da Alemanha, durante seu governo, matou mais de seis milhões de judeus nas câmaras de gás. Para ele, o alemão era raça pura, o judeu não era ariano, era raça ruim. De muitos deles fizeram sabão.

Stalin eliminou 17 milhões de opositores, na Rússia. Na Bíblia você vai encontrar o “brilhante” feito de Josué na destruição de Jericó. Ele botou na cabeça que Deus lhe ordenara eliminar aquela cidade, matando todos os seres vivos, inclusive os animais. Esse Deus não existe. Ele é coisa bem diferente. 

Os atos criminosos nos assustam, nos revoltam. É justo, abominamos o mal. Mas não podemos nos esquecer de que os homens, em sua maioria, são bons. De alguns sabemos, muitos conhecemos, mas a maioria deles é anônima que não alardeiam os bons atos que praticam. Há santos por toda a parte, esbarramos neles e nem sabemos da grandeza do coração que escondem dentro do peito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por