ARTICULISTAS

Tecnologia ajuda a proteger as crianças na era digital

Jeniffer Elaina
Publicado em 10/07/2019 às 17:18Atualizado em 17/12/2022 às 22:22
Compartilhar

Na era digital, todo cuidado com as crianças é pouco, mas o uso da tecnologia pode ser usado a seu favor.

O acesso à internet por meio de computadores, tablets, smartphone e televisão feito por crianças está deixando de ser um momento de diversão e passando a ser uma preocupação para os pais.

Cada vez mais os pequenos estão vendo conteúdos impróprios e sendo abordados por pessoas más intencionadas, mas a tecnologia ajuda a proteger as crianças.

Se por um lado a era digital se tornou um problema, por outro ela passou a ser a solução para eles.

O investimento em recursos que permitem o controle parental através do monitoramento e rastreamento tem permitido que muitos problemas tenham sido evitados.

Existem diferentes maneiras de usar a tecnologia a esse favor. Veja como ela pode ser uma aliada para proteger os filhos.

Utilizar de ferramentas de proteção

Muitos pais se preocupam apenas em monitorar o conteúdo e esquecem que um antivírus ou um fireware impedem que pessoas de fora também saibam o que os filhos andam fazendo.

Esses softwares são fundamentais para evitar invasões nos dispositivos e deixar as crianças expostas à algumas ameaças.

Utilize também os filtros de conteúdos que estão disponíveis em diversas ferramentas, pois eles permitem personalizar um pouco mais o que não deve ser visto.

Criar perfis de acordo com a idade

Os filhos, muitas vezes, querem fazer parte de redes sociais e acessar determinados sites.

Cabe aos adultos entender que tipo de conteúdo é oferecido nesse canal, ler os termos de uso e assim identificar se ele é adequado.

Atualmente, é possível criar perfis que são de acordo com a idade das crianças ou utilizar recursos dos próprios aplicativos e sites que restringem determinados conteúdos.

Nesse caso, a tecnologia ajuda a proteger as crianças evitando que elas tenham acesso a determinados assuntos considerados impróprios para a idade.

Estabelecer horários para o uso da internet

É preciso conversar com a criança para que ela entenda que existem regras e horários para acessar a internet e que esses devem ser respeitados.

O que ocorre, muitas vezes, é que nem sempre os filhos seguem o que foi conversado e querem fazer o que não devem.

Alguns aplicativos permitem de controle para pais bloqueiam em determinados horários o acesso à rede.

Monitorar o que as crianças estão vendo

O ideal é que os dispositivos para acessar a internet sejam utilizados em local comum da casa para que os pais fiquem cientes do que está sendo visto. Em alguns momentos, podem ocorrer descuidos e o perigo pode estar aí.

O melhor é saber a qualquer momento em que páginas houve acesso e quais as mensagens trocadas entre as crianças com outras pessoas.

Aplicativos de controle parental permitem que se tenha um histórico do que foi feito no dispositivo e que os pais estejam cientes de tudo.

Nesse caso, o acompanhamento pode ser feito em tempo real ou por meio de estatísticas e informações armazenadas.

Saber onde aos filhos estão

Filhos nem sempre contam toda a verdade para os pais e saber onde eles estão e com quem é uma maneira de cuidar deles.

Se a rota da escola para casa foi desviada, se estão na casa de um colega ou lugar desconhecido, nem sempre se descobre apenas com uma ligação.

Para isso é preciso utilizar aplicativos, que após serem instalados no smartphone, permitem que os pais saibam de tudo isso sem nem precisar ligar.

A tecnologia ajuda a proteger as crianças

É muito importante proteger os pequenos das ameaças virtuais existentes e para isso é fundamental que os pais se informem de que maneira a tecnologia ajuda e quais são as principais ameaças.

Manter-se informado com o que está acontecendo ajuda muito nesse aspecto.

Os adultos não devem apenas adotar os novos recursos, eles devem estar inseridos nesse universo para entender as ameaças.

Quando se usa a internet fica mais fácil entender quais são elas e as formas de se prevenir.

Vale ressaltar que a era digital tem permitido que uma ameaça virtual seja trazida para o mundo real.

Monitorar a localização das crianças e saber o que acontece com elas a todo momento é uma forma de tranquilizar os adultos e conseguir tomar providências rápidas em casos de ameaça.

A tecnologia ajuda a proteger as crianças e é preciso apenas que os pais estejam mais presentes e saibam quais são os melhores recursos que eles podem contar como aliados. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por