REGINALDO LEITE

 #19 - GP DO MÉXICO – A NOVELA CONTINUA

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 05/11/2016 às 15:18Atualizado em 16/12/2022 às 16:44
Compartilhar

Com público recorde, o GP do México viu mais uma etapa fraquinha. Mas a torcida mexicana curtiu como se fosse a melhor etapa do ano. E Lewis Hamilton dominou mais uma vez. Foi exibição total, desde os primeiros treinos chegando até aos comissários.

Mais do mesmo. Nico Rosberg também cumpriu sua missão chegando logo atrás do inglês de sua equipe. É uma marcação homem a homem. Porém, como nos EUA, ele esteve ameaçado por Verstappen em alguns momentos.

Sonolenta. Essa etapa teve dois momentos significantes ou disputados: logo no início, com disputas na primeira curva, e nas voltas finais. Da volta inicial até umas oito voltas finais foi um marasmo total. O diretor de imagens foi obrigado a mostrar disputas pelas últimas posições.

Eles de novo. O que mais marcou a etapa mexicana foi a atuação das antas mais conhecidas como comissários. Desta vez, eles se superaram nos erros e decisões sem lógicas. Entre várias, destacamos algumas:

- Primeira. Não puniram e nem sequer colocaram em investigação a manobra de Hamilton na primeira curva. Lewis freou muito tarde e não fez o traçado certo, simplesmente cortou caminho pela grama e ganhou uma senhora vantagem. Posteriormente, os comissários alegaram que o Safety Car neutralizou a vantagem que Lewis havia ganhado ao cortar pela grama. E nessa atitude eles simplesmente assumiram o que haviam errado.

- Segunda. Na mesma primeira curva, Verstappen toca em Rosberg e o obriga a sair da pista. O alemão também usou a grama para completar a curva. Porém, não houve penalizações. Afinal foi uma disputa de posições. Ao contrário de outras ocasiões em que eles punem por muito menos, desta feita passou em branco porque era Verstappen quem havia causado o incidente. 

Sequência de erros. No terço final da etapa, Verstappen repete a manobra de Lewis Hamilton na primeira volta, mas usou um pouco menos de grama, numa disputa com Vettel. Esses dois têm se encontrado muito nesta temporada. E Verstappen não devolve a posição para Vettel e ainda segura o alemão, que logo se vê pressionado por Ricciardo com pneus novos.

* Na sequência, Ricciardo tenta ultrapassar Vettel e o alemão resolve dar uma de Verstappen e muda a trajetória durante a freada. Manobra proibida desde o GP dos EUA, por causa do entrevero na chicane do GP Japonês entre Verstappen e Hamilton na última volta.

* E tudo fica por isso mesmo até a bandeirada. Verstappen chega a estar presente naquela salinha que antecede o pódio. Porém, lá mesmo vê que foi punido e sai resmungando.

* Vettel está nos boxes e descobre que é o terceiro colocado. Sai correndo para a famosa salinha e chega ofegante. E aí vai para as comemorações do pódio estourar champanhe, receber troféu e dar entrevista para Montoya.

* Depois de três horas, as antas chegam à conclusão que Vettel errou quando mudou de traçado durante a freada na disputa com Ricciardo e foi penalizado. KKK parece piada, mas não é. Na verdade puniram Vettel por seus elogios ao diretor de prova. Se fosse somente pela manobra ele escaparia imune. Como quase sempre quando o assunto é Ferrari.

* O melhor ou o pior de tudo, foi a situação do Verstappen. Terminou em terceiro, depois foi desclassificado e caiu para quarto. Posteriormente Vettel foi desclassificado e o holandês acabou com o quinto posto. Essa é a F1 de hoje. Uma verdadeira balbúrdia. E cheia de mi-mi-mi.

 Corrida de automóvel sempre tem disputas e toques, fazem parte do esporte. Aí vem esses senhores que usam dois pesos e duas mil medidas e aprontam estas palhaçadas. Isso precisa mudar, e rápido. Para o bem da categoria.

 Verstappen. No começo, critiquei as manobras pra lá de arrojadas do holandês. Ele é do tipo vaca braba. Vai com tudo e não mede consequências. Porém, o que seria desse GP do México se não tivesse o Verstappen correndo. Foi ele quem deu graça e movimento a esta corrida.

 

Uma ótima semana!!!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por