REGINALDO LEITE

O circo será montado em Barcelona nesta semana

Mais uma pista espanhola vai sediar a segunda fase dos testes pré (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 21/02/2015 às 10:31Atualizado em 17/12/2022 às 01:20
Compartilhar

Segundo round

O circo será montado em Barcelona nesta semana. Mais uma pista espanhola vai sediar a segunda fase dos testes pré-temporada. No dia dezenove, as equipes que vão disputar o mundial de 2015 estarão presentes nessa bela região. Todas, considerando que a Force India vai participar com o carro de 2014.

Todas!!! O termo todos foi um tanto abrangente, pois, como citei, os indianos estarão sem carro novo para testar. Isto indica que eles apenas estarão marcando presença. E também pode acontecer de que na Austrália apareça a finada Marussia com o codinome de equipe Manor. É isso mesmo, essa novela ainda não teve seu capítulo final.

Carioquinha. Desde que a FIA limitou os treinos das equipes para diminuir os custos, todos são obrigados a treinar somente em dias preestabelecidos pela entidade. Porém, tem uma brecha nessa proibição radical. Todas as equipes podem ter uma  ou duas fases de treinos para  produzir um material de mídia. Fotos e filmagens. E devem respeitar um total de 100 quilômetros para produzir esse material.

Rápidos. A equipe anglo-nipônica se aproveitou da brecha e colocou Button, já na segunda-feira de carnaval, na pista espanhola. Foi uma maneira esperta da equipe para tentar resolver ou diminuir os problemas encontrados em Jerez, onde a equipe conseguiu fazer apenas 79 voltas em quatro dias.

Acompanhados. A McLaren, apesar de ser a equipe que mais sofreu com a juventude de seu novo motor e ser a equipe que menos testou, não foi a única a usufruir dessa deixa do regulamento. A Williams usou do mesmo expediente em Jerez. A Mercedes em Silverstone. E a segunda equipe do touro vermelho o fez em Misano.

Atualizando. Na manhã do primeiro dia de testes em Barcelona, a McLaren abandonou com Button no volante. Os engenheiros descobriram uma falha no selo de vedação da MGU K. E essa peça vai ter que ser redesenhada e construída. E ela deve ficar pronta só no sábado, dia 21/02. A boa notícia da manhã foi ver Felipe Nasr obter o melhor do período. A notícia ruim foi que o próprio Nasr sofreu um acidente no início dos treinamentos da parte da tarde. A zebra do primeiro dia ficou por conta de Maldonado ao fazer o melhor tempo do dia. A Lotus de 2015 é movida pelo eficiente motor Mercedes-Benz.

Vergonhoso. Apesar de ter começado há poucos dias, o ano de 2015 já entra como um ano para ser esquecido no mundo das competições no Brasil. Como quase tudo em nossa nação, sofremos mais uma vergonha mundial. O cancelamento da etapa da Indy em Brasília, que seria realizada no começo de março, foi a primeira vergonha. Para complementar o cardápio, vimos que o novo governador do DF foi praticamente obrigado a paralisar as obras da reforma do autódromo Nelson Piquet.

Herança maldita. Como um governante que não tem verba nem para cumprir a folha de pagamento dos funcionários e dar assistência na rede de saúde poderia concluir as reformas do autódromo e ainda bancar parte das despesas do evento? Tudo isso foi arquitetado pelo governador anterior que compareceu na etapa de Indianápolis, ano passado, com grande comitiva. Porém não deixou um centavo para seu sucessor concluir a obra. E logicamente essa foi superfaturada como evidenciou o Tribunal de Contas do DF.

Vergonhoso II. Esse episódio manchou muito nossa imagem no exterior. Mas ainda temos uma notícia pior. Ficamos sem mais um autódromo para nossas categorias nacionais. Recentemente, perdemos o melhor autódromo da América Latina - o de Jacarepaguá - e devemos também perder um do Paraná. E ninguém toma frente para impulsionar nosso automobilismo. Pelo contrário, estamos a cada dia mais fracos e sem que alguém pegue a bandeira da ressurreição.

Uma ótima semana! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por