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Marketing para empresas - Negócios B2B

Existem diversos caminhos, mas algumas práticas se destacam entre as principais estratégias de marketing

Ovídio Maluf
Publicado em 05/11/2018 às 07:00Atualizado em 17/12/2022 às 15:06
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Mercados cada vez mais competitivos obrigam líderes empresariais a buscar soluções criativas para que seus negócios sejam notados. Existem diversos caminhos, mas algumas práticas se destacam entre as principais estratégias de marketing. Algumas delas podem funcionar ainda melhor, de acordo com o segmento de atuação da empresa. Aqui, cito as mais usadas atualmente.

1- Marketing de conteúdo – As novas gerações de consumidores têm um grau de exigência mais elevado do que as anteriores. Portanto, não basta que as empresas digam que seus produtos ou serviços são melhores. As pessoas esperam mais do que isso, querem participar desse processo e se engajar com a empresa. Através de conteúdos relevantes, a empresa atrai a atenção do seu público-alvo. Com isso, o investimento em publicidade on-line pode ser reduzido porque as pessoas já são impactadas de forma orgânica.

2- Gerenciamento de redes sociais – Outra das principais estratégias de marketing é a atuação em redes sociais. Não se trata apenas de criar uma fanpage no Facebook, mas de mantê-la atualizada e com conteúdos significativos e de interesse para o público da sua marca. Hoje em dia, milhares de empresas estão presentes nas redes sociais, porém, nem todas entregam um conteúdo de valor. Quando uma marca cativa seu público, pode conquistar um efeito viral por meio do compartilhamento com amigos. Para negócios focados no B2B, vale dar uma atenção especial ao LinkedIn.

3- Co-marketing – A ideia de compartilhamento é um dos pilares do mundo atual. O co-marketing é o estabelecimento de uma relação estratégica entre duas empresas que possuem um público em comum, mas não são concorrentes diretas. A união de esforços é mutuamente benéfica em muitos casos, sobretudo para players de menor porte.

4- Adesão a causas sociais – A preocupação com causas sociais e humanitárias nem sempre recebe a atenção devida das empresas. Porém, trata-se de uma estratégia poderosa, pois cria um vínculo genuíno com os consumidores que vai além da compra. Marcas que demonstram sensibilidade para escolher uma causa e apoiá-la de forma verdadeira e alinhada com o modelo de negócios da empresa fortalece seu vínculo com a sociedade. 5- Pesquisas junto ao consumidor – Conhecer o público da sua marca em detalhes é um dos ensinamentos básicos do marketing.

Existem alguns caminhos para isso, mas o que apresenta melhor custo-benefício é utilizar uma plataforma de pesquisa automatizada. A utilização desse recurso permite desenvolver uma visão estratégica mais assertiva, com o uso de pesquisas digitais tanto no planejamento de campanhas quanto em seu aperfeiçoamento. Para saber mais, acesse www.futurap.com.br

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