ARTICULISTAS

O conceito contemporâneo de Stradivarius

Quantas vezes por dia questionamos as nossas escolhas, apenas tentando decidir o que é melhor, e se realmente aquela coisa é melhor?

Renato Vieira
Publicado em 18/06/2018 às 08:20Atualizado em 17/12/2022 às 10:40
Compartilhar

“Aquele carro é o mais bonito.” “Aquele prato é o mais saboroso.” Quantas vezes por dia questionamos as nossas escolhas, apenas tentando decidir o que é melhor, e se realmente aquela coisa é melhor?

Stradivarius (latim) é o nome de uma antiga Marca de Instrumentos Musicais de Cordas, principalmente Violinos. O som quase mágico e a beleza singular de cada um desses objetos se devem ao incrível trabalho e perfeccionismo de Antonio Stradivari, luthier italiano responsável pelos traços impecáveis dessas peças.

Muito populares nos Séculos XVII e XVIII, esses instrumentos são, até hoje, motivos de estudos e análise de diversos historiadores, cientistas, músicos e todo um séquito de fãs, que por mais de 300 anos se impressionam pela qualidade e sutileza das linhas dessas obras de arte, largamente cultuados até os dias de hoje.

Stradivarius, nos dias atuais, é considerado o maior padrão de qualidade que alguém ou alguma coisa pode alcançar. Às vezes incoerente por se tratar de uma opinião pessoal, o Padrão Stradivarius não é um rótulo, sequer uma característica. É uma questão de consideração pessoal, um merecimento, uma admiração, uma idolatria. Quase nunca é unânime, mas pode se chegar muito próximo, ao ponto de que poucos ousariam discordar da beleza de um automóvel de luxo, uma joia, o sabor de um prato de um Chef, etc.

Em época de Copa do Mundo, o Planeta todo busca, cada um, o seu Stradivarius. O Estádio mais Majestoso, a Seleção favorita ao Título, os melhores jogadores, tudo é motivo de deslumbre. Nesses casos, a incoerência quase se perde, uma vez que muito poucas pessoas não partilham de opiniões muito divergentes. Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi sempre estarão no Padrão Stradivarius do Futebol, uma vez que são o que há de melhor, a mais alta qualidade. Seleções como as do Brasil, Alemanha e Argentina são exemplos de padrões excelentíssimos de qualidade, apontadas sempre como favoritas até mesmo por praticamente todas as seleções adversárias.

O Mundo está em constante evolução, mas o Padrão Stradivarius de Qualidade sempre deverá ser buscado. As mudanças diárias no cotidiano e na rotina de cada um de nós é bem-vinda, mas nem sempre nos dá aquilo que buscamos. Inovação e quantidade nunca foram sinônimos de qualidade, e nunca serão, até o momento em que aquilo nos trará algum benefício, seja só pra admirar, desfrutar, ou simplesmente contemplar a sua existência.

Renato Vieira é professor de Educação Física no Colégio FG

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por