Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CRNICA DO DIA
Tamanho do texto: A A A A
13/07/2018

Aproveite as frias sem descuidar da presso arterial

Compartilhar:

Entenda como aparelhos mais modernos e compactos são ideais na hora de viajar

O período de férias é marcado por viagens, descanso e, muitas vezes, por refeições fora de horário e pouca rotina de exercícios físicos. Contudo, pessoas hipertensas devem ter cuidado redobrado quando o assunto é manter um dia-a-dia saudável. Esse grupo, que já soma mais de 17 milhões de pessoas em todo o país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, é mais sensível a essas mudanças, pois precisam de regularidade em suas atividades e alimentação. Afinal, poucas alterações de hábitos podem ser suficientes para descompensar a pressão arterial.

Segundo Marco Mota, investigador principal do Centro de Pesquisas Clínicas, a pressão arterial varia muito, especialmente quando elevada. Algumas situações cotidianas contribuem para esse aumento na sua variabilidade. “Manter uma alimentação equilibrada, balanceada e livre de alimentos com muito sódio e gorduras, administrar o stress, praticar exercícios, manter o peso, e tomar a medicação corretamente, sempre sob orientação médica, são atitudes imprescindíveis”, afirma o especialista. “Para se ter ideia da gravidade do problema, quando não há um tratamento adequado, o paciente corre o risco de sofrer infarto, derrame ou mesmo comprometer os rins”, conclui.

A escolha do medidor de pressão

Além desses cuidados, quem é diagnosticado com hipertensão é orientado a medir a pressão com regularidade e de forma sistemática, o que pode parecer um problema quando o paciente sai da rotina.

De acordo com Wanderley Cunha, CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil, já existem no mercado aparelhos automáticos, silenciosos e compactos, ideais, inclusive, para quem vai viajar. “Ao sair de férias, esses itens são os mais vantajosos, pois ocupam pouco espaço na mala, mas são igualmente eficientes”, diz o executivo.

“Outro recurso que ajuda bastante no momento da aferição com esse tipo de aparelho, e que deve ser considerado na hora da compra do medidor de pressão, é o sensor de posicionamento, que ajuda a guiar o pulso até a altura do coração para obter medidas mais precisas”, afirma Cunha.

Dicas para não descuidar da pressão arterial e aproveitar ao máximo as férias:

• Evitar alimentos com muito sódio;
• Evitar também alimentos com muito açúcar e gordurosos;
• Medir a pressão arterial regularmente e de forma sistemática;
• Se alimentar em horários fixos;
• Evitar o consumo de tabaco e álcool;
• Hidratar-se;
• Praticar exercícios regularmente sempre com orientação médica;
• Visitar seu médico regularmente e realizar os exames solicitados. 






San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018